NRC4002

GCM Ambiental vai inaugurar nova base

Notícias
 
A base vai contar com dois guardas noturnos e um supervisor ambiental; além disso, o órgão passou a trabalhar 24 horas por dia
 
 NRC4002A Guarda Civil Municipal Ambiental passou, no início deste mês, a trabalhar 24 horas, de segunda a segunda. Antes, a escolta era diurna, das 7 às 19 horas, todos os dias. O objetivo é a intensificação de ocorrências, e além da mudança na carga horária, nesta sexta-feira (14), o órgão vai inaugurar a nova base (Posto de Atendimento Ambiental) no Mursa, em um ponto estratégico para atender a demanda da cidade.
 
Segundo o comandante da GCM, Eli Cunha, esta medida foi tomada para atender o município em ocorrências de incêndios, retiradas de enxames; e sobretudo, para proteger e fiscalizar as áreas rurais. “As ocorrências noturnas necessitam de um responsável qualificado e precisa estar localizado em um ponto estratégico para que os problemas sejam solucionados”, explica.
 
A ideia é que, com a nova base instalada, o trabalho seja intensificado, pois a maior demanda é na área rural. “Geralmente recebemos ocorrências de vários pontos da cidade, mas o Bairro do Mursa sobressai por ser uma área rural onde há incêndios e animais peçonhentos”, explica.  
 NRC3980
 
De acordo com Eli, Várzea Paulista é uma das únicas cidades da região que fazem retiradas de qualquer tipo de abelha, pois os guardas ambientais tem um preparo mais específico, foram treinados para retirar colmeias e combater pequenos ou grandes incêndios noturnos, principalmente na época de estiagem.
 
Além disso, o foco da corporação também é ajudar os animais perdidos e abandonados, fazer a ponte entre e Setor de Zoonoses ou até mesmo ONG’s que ajudam cães e gatos a encontrarem um lar. “Quando a guarda for acionada, vamos atender com agilidade, pois com a base num ponto estratégico, teremos pessoas certas e no lugar certo para atender estas solicitações”, finalizou.
 
Em casos de incêndios em área rural, colmeias de abelhas apontando risco à população, a ocorrência deve ser feita através do 4596-7744, 0800 7700 811 ou 153.