Profissionais da Educação prestigiam o famoso Coral Watoto

Educação - Destaques
O evento contou com a participação 700 profissionais da educação

noticiasFoi realizado na última quarta-feira (29), no “Espaço Led’s Festas e Eventos”, a comemoração de encerramento do 1º semestre de 2016, da Rede Municipal de Ensino de Várzea Paulista, onde os educadores prestigiaram o coral Watoto, que além de ser cativante pelas apresentações artísticas, o coral é uma ação social que cuidas de crianças que foram desamparadas em situações de vulnerabilidade social e familiar de Uganda, na África.

O coral já se apresentou em Uganda, Quênia, África do Sul, Austrália, Ásia, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Holanda, França, Estados Unidos e Brasil. Suas apresentações aquecem corações onde quer que se apresentem. Além disso, no encontro, estiveram presentes supervisores, diretores, coordenadores, professores e funcionários; além das autoridades do município, prefeito Juvenal Rossi, vice-prefeito Rodolfo Braga e a vereadora Sueli Cardoso Ortiz.

Segundo a supervisora departamental de educação, Magali Oliveira Augusto Souza, o intuito do evento, além de apreciar o coral, era oferecer aos funcionários, professores e diretores uma atividade que enriquecesse culturalmente, apontar os ganhos significativos na área de educação e parabenizar os profissionais no avanço pedagógico. “Buscamos realizar um evento em que estivesse na programação algo que favorecesse os profissionais, procuramos algo diferenciado porque dentro da educação não podemos perder a essência da criança, enfim, a essência do evento é estimular ainda mais o trabalho coletivo”, pondera.

Satisfação
noticias1

Márcia Regina Fernandes, cozinheira, contemplou o evento: “Lindo, maravilhoso, estou sem palavras, espero que venham mais vezes”, opina. Já a professora do A.E.E (Atendimento Educacional Especializado) da Cemeb Vinicius de Moraes, Ana Claudia Xarrua, lembra do verdadeiro sentido da humanidade: “Quando os seres humanos demonstram seu amor ao próximo, quando colocam o amor na frente de todas as coisas, a gente entende o que realmente importa nessa vida, que são as relações e os vínculos que criamos”, finalizou.

Coral Watoto

Com muitas cores, músicas, danças e sorrisos largos, 18 crianças e 10 adultos realizaram uma apresentação de tirar o fôlego. Segundo o responsável pelo Watoto no Brasil, Daniel Heinrichs, o grupo ensina que Deus é o pai dessas crianças e para cada uma delas existe um plano, e por isso elas não passaram fome, necessidades físicas, psicológicas ou sociais. “O projeto nasceu no ministério Igreja Watoto, no norte da Uganda, na África, quando missionários receberam um chamado para prestar solidariedade às crianças”, explica.

noticias2De acordo com Daniel, muitas dessas crianças ficaram sem pais por conta do HIV, guerra, violência; por falta de mínimas condições básicas para sobreviver, além do abandono em que muitas crianças sofreram. O Watoto recebe essas crianças onde são alfabetizadas e direcionadas ao caminho profissional que elas querem seguir.

Os pequenos ficam em uma vila, onde há uma fazenda que produzem alimentos para consumo e também são vendidos aos mercados para gerar renda. “A Vila Watoto conta com mulheres que foram abandonadas pelos seus maridos, e muitas delas possuem HIV, e para manter essas mulheres financeiramente, foram instruídas a fazerem colares, bolsas, pulseiras, camisetas para vender, e todo dinheiro arrecadado, é revertido para remédios e alimentação para elas mesmas”, informa.

Apresentando desde 1994, hoje o coral cuida de mais de 3 mil crianças, sendo o coral que se apresentou em Várzea Paulista o de número 80, pois a cada dois anos são incorporados novas crianças ao coral e modificado o repertório. Com batidas fortes, coreografias saltitantes e muito amor no coração, o show demonstra o quanto é possível à superação e que o fortalecimento de vínculos está na união. O coral Watoto fica em turnê pelo Brasil por três meses e em seguida retornarão para casa.

Apadrinhamento

O que mantém essa ação viva é a ajuda mútua. Cada pessoa escolhe apadrinhar uma criança do Watoto, com uma contribuição mensal de R$ 75 ou R$100, onde esse valor é investido em educação, comida e condições básicas de sobrevivência.

Para contribuição, você deve entrar em contato pelo e-mail: brasil@watoto.com ou pelo telefone: +55 (41) 3030-2525. Watoto Brasil fica localizado na Rua Vereador Antonio Carnasciali, nº 1661, Curitiba – PR.

noticias3
 noticias4