Profissionais da Educação recebem o famoso “Coral Watoto”

Esporte e Lazer - Destaques

O Coral de Crianças Watoto viaja internacionalmente desde 1994 em favor da causa de cerca de 50 milhões de crianças africanas órfãs, soropositivas, vitimas da guerra e pobreza

Várzea Paulista recebe nesta quarta-feira (29), no “Espaço Led’s Festas e Eventos”, o “Coral Watoto”. O evento, que é desenvolvido pela Secretaria de Educação, direcionado a professores e funcionários das escolas municipais, tem como objetivo constituir um espaço coletivo onde haja diálogo de temas relevantes que agregue no dia a dia, além de comemorar o encerramento do primeiro semestre de 2016.

O coral já se apresentou em Uganda, Quênia, África do Sul, Austrália, Ásia, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Holanda, França, Estados Unidos e Brasil. Suas apresentações aquecem corações onde quer que se apresentem. Acompanhado por uma equipe de adultos, o coral apresenta a visão e a missão de Watoto por meio de suas histórias, música e dança. O coral atua como embaixadores para chamar a atenção às condições das crianças órfãs e vulneráveis da África.

De acordo com a supervisora departamental de educação, Magali Oliveira Augusto Souza, “O evento tem como premissa apresentar e divulgar o trabalho desenvolvido pelo Coral Watoto, considerando as diversidades culturais e as experiências vivenciadas pelas crianças e, dessa forma, oportunizar aos profissionais da educação o contato e uma vivência ímpar que com certeza incidirá em nossos saberes”, explica.

Watoto

Watoto é um programa de atendimento abrangente que foi iniciado em resposta ao número esmagador de crianças órfãs e mulheres vulneráveis na África. A visão do grupo é resgatar um indivíduo, educar cada um como um líder em sua esfera de vida para que eles, por sua vez, possam reconstruir sua nação. O modelo Watoto provê cuidados físicos, médicos (incluindo tratamento de HIV/AIDS), educação (formal e profissionalizante), aconselhamento e discipulado.

As vilas são um refúgio de segurança, paz, educação, propósito e vitalidade espiritual. Crianças entre 2 e 12 anos são aceitas nas vilas, onde elas são cuidadas por uma mãe, e vivem com 7 outros irmãos. Eles frequentam a escola e recebem uma educação de qualidade. Além disso, a vila também conta com um centro comunitário para reuniões escolares e cultos de igreja. Cuidados de saúde adequados são fornecidos na clínica da vila.