Prefeitura continua reestruturação de Unidades Básicas de Saúde : Reforma da UBS do Jd. Bertioga esta em andamento

Infraestrutura - Destaques
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para hospitais.

Várzea Paulista conta com 12 unidades. Esses pontos realizam consultas médicas, curativos, tratamento odontológico, tomar vacinas e coletar exames laboratoriais, além de diversos grupos de apoio, como de hipertensos, diabéticos e gestantes.
Em agosto de 2015, a Várzea Paulista celebrou a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde do Cidade Nova II. A UBS teve sua área ampliada em 130 m², recebeu consultório odontológico, salas de espera, de curativos, de inalação, sala de ginecologia e enfermagem. O prédio foi reformado em toda parte interna, incluindo salas de vacina, dispensário, sala de grupos, depósito, hall, copa, cozinha, sala de expurgo e esterilização, além do sanitário de funcionários.

Além da ampliação, teve a construção de rampa de acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais; plantio de grama; calçamento e aplicação de pisos intertravados. Na UBS são oferecidos diversos serviços de saúde à população, como grupo de hipertensão, grupo de diabetes, grupo de planejamento familiar, prática de Lian Gong e grupo de colesterol alto (dislipidemia), com acompanhamento de nutricionista e endocrinologista.

A UBS Cidade Nova II está localizada na Rua Deolinda Caresato Sutti, nº 200 – Jardim América I.

 
UBS Cruz Alta – julho de 2015
A UBS Cruz Alta possui um prédio moderno e amplo, com uma área de construção de 419,52 mt². São 26 repartições e dois consultórios multiuso. Além de consultório pediátrico, ginecológico, de acolhimento e odontológico, este com capacidade para três cadeiras odontológicas. A Unidade também conta com salas de imunização, espaço lúdico infantil, recepção, espera reunião, gerência, para os agentes de saúde, inalação, procedimentos, esterilização, expurgo, curativo e dispensário.
No local são realizadas consultas médicas, vacinação, coleta de exames, grupos educativos, atendimentos de enfermagem e visitas domiciliares. A UBS Cruz Alta está localizada na Rua Guaxupé, s/n – Jd. Cruz Alta. “Ficou ótima. Aprovo muito os serviços aqui na Unidade”, destaca Marilene Dias, moradora do bairro há 23 anos.
Reforma UBS Bertioga

Já está na reta final à reforma na Unidade Básica de Saúde do jardim Bertioga, nos próximos 60 dias ela deverá entregue. A obra prioriza a acessibilidade do prédio. Segundo a secretária de Saúde, Mônica Carvalho, o andar térreo está recebendo melhorias para atender os cadeirantes. “O banheiro será adaptado e os consultórios de clínico geral e ginecologia mais espaçosos”, afirma.
O local vai receber melhoria das acomodações, troca das divisórias por paredes de gesso cartonado, manutenção da rede elétrica e hidráulica, troca do piso cerâmico por piso em granilite e acabamentos gerais.
A reforma teve um investimento de R$ 198.994,29, provenientes de uma emenda parlamentar. O serviço está sendo executado pela empresa CPO Construções LTDA.