Prefeitura investe em mobilidade urbana

Gestão Pública - Destaques
Viaduto da Ponte Seca está com obras aceleradas; ponte de ligação entre Jardim Paulista e Jardim América I foi entregue à população em maio

Dentro do programa Via Rápida, para melhorar a mobilidade urbana de Várzea Paulista, a Prefeitura dá prosseguimento à construção do Viaduto da Ponte Seca e inaugurou, no mês passado, uma nova travessia que liga os bairros Jardim América I e Jardim Paulista.

Tráfego melhorado

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Bueno, que está dando suporte ao acompanhamento da obra, o muro de gabiões (estrutura de pedras), que dará sustentação à alça de acesso à nova via foi concluído na semana passada. A terraplanagem também está sendo executada pela frente de trabalho, assim como algumas adaptações gerais e, especificamente, no projeto da construção do eixo principal da nova via, que ficará sobre a ferrovia. “A ideia é que, em aproximadamente 15 dias, comecemos a fazer o pátio de vigas do viaduto em si (sustentação do viaduto)”.

Outras manutenções do projeto já estão concluídas, como os serviços de drenagem e pavimentação na Rua Richard Klinger e em um trecho da Rua Manoel Dias Ruivo.

Está prevista, no projeto, a construção de uma passagem superior à linha férrea, para ligar o bairro Ponte Seca à Avenida Duque de Caxias, na secção próxima ao Jardim Promeca. O viaduto será uma alternativa para acessar bairros das Zonas Norte e Leste do município e desafogar o Viaduto dos Emancipadores, sobrecarregado em alguns horários.

O custo total da obra será de R$ 3.484.034,96 – recursos do Governo Estadual – dos quais R$ 984.034,96 serão custeados pela Prefeitura de Várzea Paulista. A obra deve ser concluída ainda neste ano.

Nova rota de acesso

Em 18 de maio, a população da Região Norte recebeu uma benfeitoria história: a nova ponte de ligação entre os bairros Jardim Paulista e Jardim América I, sobre o Córrego da Rua Sorocaba, foi inaugurada e teve seu tráfego liberado. “Esta ligação é uma verdadeira conquista para o município. A população esperava por isso há trinta anos e será muito beneficiada”, comemorou o secretário de Infraestrutura Urbana, Renato Germano.

Para o prefeito Juvenal Rossi, iniciativas do Via Rápida, são relevantes no desenvolvimento da mobilidade urbana da cidade. Ligações, como a construção inaugurada e o Viaduto da Ponte Seca, e a Estrada da Boiada são fundamentais para atrair novos investimentos. “A Região Norte não pode mais ser considerada uma zona separada do restante da cidade, como acontecia anteriormente. Por essa razão, estamos investindo mais nos bairros que fazem parte dela”.

A travessia liga os dois trechos da Rua Aparecida do Norte e serve como ponte de ligação entre os bairros Jardim América I e Jardim Paulista. O tempo de viagem entre os dois locais é reduzido em 5 minutos, e o trajeto entre os bairros fica 1 km menor. “Não havia sentido na volta que os condutores precisavam fazer para acessar uma parte dos Jardins Américas e o Jardim Paulista. A nova ligação vai reduzir o tempo de deslocamento desses motoristas e faz com que não precisem mais enfrentar o trânsito exagerado próximo aos estabelecimentos comerciais da Avenida Paraibuna (sequência da Rua Sorocaba) e a fila de veículos, nos momentos de pico”, explica Germano.

Abaixo da ponte de ligação, foram colocadas aduelas, para escoamento de águas pluviais. Também foram feitas calçadas para a passagem segura dos pedestres e acessibilidade para pessoas com deficiência. Segundo Germano, a área próxima à nova via também recebeu intervenções significativas. “Antigamente, o local era escuro, cheio de mato e destino de depósito irregular de resíduos como entulho e lixo. A Prefeitura revitalizou o espaço com: limpeza, instalação de bancos, poda de árvores e plantio de grama”.

A obra representou um investimento de R$ 895.215,79, recursos provenientes de um financiamento junto ao Governo Federal.

Espaço iluminado

A Prefeitura também está viabilizando, junto à CPFL, mais um ponto de iluminação para a via, a ser instalado em breve.