Nova Frota e Central de Vídeo Monitoramento são alguns dos avanços na segurança

Governo e Administração - Destaques
Várzea Paulista nos últimos três anos avançou na questão segurança. A Guarda Municipal teve importantes conquistas, o que aumenta a sensação de segurança para toda a população. Os atendimentos de ocorrências funcionam 24horas por dia, pelos telefones emergências 153 ou 0800 77 008 11.

A frota da Guarda Municipal foi 100% renovada no mês de outubro de 2015. Foram seis novos veículos –  sendo, três Gols, duas Dusters e uma Saveiro – que renovam toda a frota da cidade e reforçam o patrulhamento.Os recursos para a compra das viaturas e dos sinalizadores são resultantes de um convênio firmado entre a União, por intermédio do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e a Prefeitura de Várzea Paulista.

Central de Vídeo Monitoramento foi implantada em fevereiro de 2016

Localizada na Chácara Mall, a Central recebe todo atendimento telefônico, via rádio e a captação de imagens 24 horas por dia, dos cinco pontos principais da cidade que compreendem o trecho entre o Viaduto dos Emancipadores e o Fórum da cidade.

O espaço fica em um local estratégico, o que permite melhor visualização das principais Avenidas que dão acesso ao centro da cidade. A sala e os móveis que compõe a central foram doados por empresas privadas por meio de parceria com a GCM. A Central de Monitoramento transmite sensação de segurança para os munícipes, além de coibir possíveis delitos.

Ronda Escolar

No mês de abril, teve início a intensificação da ronda escolar em Várzea Paulista realizada pela Guarda Civil Municipal. Sob o comando de Pedro Eli da Cunha, a ronda passou a ser realizada por quatro veículos.

“Nosso trabalho é esquematizado. Como a GCM está dividida por setores, quem dá segurança, em determinada área, faz a ronda escolar e no caminho entre uma escola e outra, já realiza o patrulhamento preventivo, o que não impede que os guardas também atendam ocorrências”, explica o comandante. Além disso, a GCM também conta com a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), que dão apoio às viaturas que fazem o patrulhamento nos bairros. “Nosso intuito é trazer a comunidade para perto da Guarda”, diz. “Protegendo os filhos, os pais agradecem”, finaliza o comandante.