Pronto socorro recebe últimos preparativos para inauguração

Saúde - Cotidiano
UPA (Unidade de Pronto Atendimento) será oficialmente inaugurada neste sábado (25) e passará a atender pacientes, já no domingo (26)

A Prefeitura de Várzea Paulista realizou nesta semana os ajustes finais na obra da UPA (Unidade de Pronto Atendimento). De acordo com a secretária de Saúde, Mônica Carvalho, faltavam apenas alguns ajustes estruturais, ligações de telefonia e internet e testes no novo aparelho de raios X. O espaço, inovador em nossa região, será inaugurado neste sábado (25).

Segundo a gestora, o primeiro paciente já deve ser atendido no domingo (26), às 7 horas. A secretária tem uma boa expectativa quanto ao impacto do novo atendimento de saúde da cidade. “A ideia é que os casos de urgência e emergência, de baixa complexidade, sejam resolvidos de forma mais rápida, em razão dos novos equipamentos. Os pacientes que precisarem ficar em observação receberão esse atendimento no Hospital Municipal. Apenas os casos de alta complexidade serão encaminhados ao Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí, como, por exemplo, os de pacientes que precisarem ser internados em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva)”, explicou.

Conquista para a saúde municipal

O equipamento trará um atendimento médico mais moderno e melhor qualificado, preparado para atender as demandas de urgência e emergência da cidade, como crises de hipertensão, traumas, problemas cardíacos, entre outros casos.

A UPA vai disponibilizar uma estrutura moderna para atendimento de urgência, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. O prédio terá 752 m². Do total, mais de 60 m² serão de recepção, os consultórios ocuparão uma área de 49,84 m² e o conforto dos médicos, 38 m².

Quando comparada ao Hospital Municipal, a UPA ganha em conforto, comodidade, modernidade, acessibilidade e espaço. Atualmente, a área da recepção do Pronto Socorro do HM é de 47,21 m², a da UPA será de 60,99 m². No total, os dois pavimentos construídos da UPA totalizam 1.345 m², enquanto que o espaço do atual Hospital é de 662 m².

A área dos banheiros do HM é de 12,46 m², a da UPA será de 23,45 m². Além disso, a construção do prédio da UPA atende a NBR 9050 (Normas Técnicas para Acessibilidade), desde a calçada, ao interior da unidade.

A nova unidade terá quatro amplos consultórios, um laboratório de análises clínicas, salas de emergência, imobilização (gesso), eletrocardiograma, curativos, inalação, raios-X, administração de medicações, sala de espera, recepção, material de reposição, refeitório, cozinha, copa, dispensa, observação masculina, feminina e pediátrica, área de conforto para a equipe médica e área administrativa.

Investimento

A UPA é fruto de um convênio com o Ministério da Saúde, que encaminhou R$ 500 mil para a compra de equipamentos e R$ 1,5 milhão para a construção das instalações. A Prefeitura arcou com a contrapartida de R$ 595.197,00.

Esclarecimento

Os recursos financeiros recebidos do Governo Federal, para a construção do pronto socorro, entre 2011 e 2012, não foram usados para esse fim. A verba de R$ 1,5 milhão, que deveria ter sido utilizada para custear a obra, foi gasta indevidamente, sofrendo desvio de finalidade.

Para que a população não fosse prejudicada e os serviços de saúde, ampliados no município, a atual administração pública resolveu, em janeiro de 2013, dar andamento à construção com recursos próprios.
O município reinvestiu o montante que sofreu esse desvio de funcionalidade, devolvendo-o à conta do convênio.