Guarda Civil Municipal comemora 25 anos de existência

Governo e Administração - Destaques
Na cerimônia do jubileu de prata da corporação, guardas receberam certificado simbólico, além de homenagens a membros falecidos, um guarda aposentado, e palavras de incentivo das autoridades

A Prefeitura de Várzea Paulista realizou, na manhã da última quarta-feira (22), uma homenagem histórica à GCM (Guarda Civil Municipal) da cidade, em comemoração a seus 25 anos, completados em 18 de maio. Com a presença de 150 pessoas na cerimônia, na Câmara Municipal, os guardas receberam palavras de incentivo das autoridades presentes, entrega simbólica de certificados e um vídeo, com um reconhecimento ao 3ª classe Antônio Moretti, primeiro guarda que se aposentou pela corporação, em 2009. Também houve espaço para uma homenagem feita a guardas já falecidos, além do guarda mais antigo em atividade, Gervásio Emídio, 65 anos .

O prefeito Juvenal Rossi reconheceu o sucesso das ações integradas entre a GCM, a PM e a Polícia Civil, em Várzea Paulista. Os bons índices de segurança recentes atestam esse êxito. “Eu sei que, ao completar 25 anos, esta Guarda Municipal dá um passo importante para os próximos 25, ainda mais fortalecida”. O comprometimento dos membros da corporação, assim como o incentivo dado pela Prefeitura, como já tem se dado com a atual administração, tende a fazer com que esse poder de segurança municipal seja devidamente valorizado pelos munícipes. “É preciso recuperar o respeito que existia pela GCM, antigamente”, ponderou.

Para o comandante da corporação, Pedro Eli da Cunha, a dedicação dos guardas é importante para o sucesso das intervenções, em um serviço prestado de forma muito integrada a outras forças de segurança da cidade, além das Guardas Municipais de municípios vizinhas. “Temos um relacionamento muito forte e unido com essas organizações. É um trabalho feito com muito amor, no qual nos colocamos à disposição dessas instituições”.

O delegado Marcel Fehr, chefe da Polícia Civil varzina, parabenizou a corporação e destacou os bons índices de segurança obtidos pela cidade. O bom trabalho desempenhado pelo prefeito Juvenal Rossi também foi ressaltado. “O senhor é um homem trabalhador, que tem força de vontade. Isso serve de exemplo”, reconheceu. A autoridade também colocou sua corporação à disposição do município. “Eu parabenizo a todos e contem sempre com a Polícia Civil!”.

Outra autoridade importante da região foi o capitão Ricardo Olivieira Mota, comandante da 3ª Cia do 49º Batalhão da PM do Interior, que também fez questão de parabenizar a GCM varzina, pela data histórica. “25 anos são uma vida dedicada a proteger Várzea Paulista”, elogiou. O militar também destacou o sucesso do trabalho conjunto que a corporação tem realizado, com a PM e a PC. “25 anos são uma vida dedicada a proteger Várzea Paulista”

Para a vereadora Sueli Ortiz, que representou a Câmara Municipal de Várzea Paulista, a GCM vive um momento único, por estar melhor equipada. “Vocês estão de parabéns! Toda a cidade depende de seu trabalho”.

Palavras encorajadoras

O capelão João Marcelo Lopes da Silva também teve seu momento de incentivo aos guardas municipais, durante o breve ato ecumênico realizado. Para o religioso, Deus tem um relacionamento especial para com as autoridades, motivo pelo qual protege os guardas e suas famílias. “Há 25 anos, vocês saem de casa para atender ocorrências, às vezes salvando vidas ou até deixando suas casas, mas toda autoridade provém de Deus, que cuida pessoalmente de suas famílias e de vocês”.

Reconhecimento

Para o 2ª classe Gervásio Emídio, 65 anos, guarda municipal há 20 anos, a corporação vive uma boa expectativa por ser chefiada por Pedro Eli da Cunha, conhecedor das demandas do órgão. “Creio que ele realizará um bom trabalho, por conhecer na prática as nossas dificuldades”, projetou.

Para a 2ª classe Alessandra Spinucci Oliveira, componente da corporação homenageada há 14 anos, aprovou o reconhecimento aos guardas que já partiram. “Foi uma homenagem justa, pois eles deram tudo de si pela GCM”. Para a guarda, um evento como esse fortalece o trabalho do órgão. “A motivação que recebemos é o mais importante nesta solenidade”, reconheceu.

O apoio do governo municipal também tem sido importante, segundo ela. “O incentivo dado pela administração, com a aquisição de novas viaturas, também é relevante para nossa corporação”, finalizou.

Conquistas históricas

A Guarda Civil Municipal de Várzea Paulista tem recebido investimentos históricos, desde 2013. A corporação já recebeu oito novos veículos, 86 coletes e uma Central de Inteligência e Comunicação (CIC). Inaugurado em fevereiro deste ano, o órgão estratégico, localizado na Chácara Mall, permite o monitoramento dos cinco pontos do centro da cidade, entre o Viaduto dos Emancipadores e o Fórum, além de receptar as informações da Base Móvel de Monitoramento.

De acordo com o comandante da corporação, já está sendo viabilizada a instalação de mais duas câmeras, uma em um ponto estratégico da Vila Popular e outra, em parceria com o Governo Estadual, em frente à Escola Estadual Professor Nathanael Silva, na Vila Santa Terezinha. Em breve, os equipamentos estarão instalados e em funcionamento, para ampliar o trabalho de inteligência da GCM. “Nossa ideia é expandir esse serviço para os bairros”.