Prefeitura inaugura Centro Esportivo Jardim Cruz Alta

Esporte e Lazer - Destaques
Primeiro campo iluminado de Várzea Paulista, revitalizado, recebeu, entre outras atrações, a presença do ex-jogador Ricardo “Diabo Loiro”
 
 
A Prefeitura de Várzea Paulista inaugurou oficialmente, no último sábado (18), o Centro Esportivo Jardim Cruz Alta “Okimori Hamada”. No evento que apresentou à população o primeiro campo iluminado da história de Várzea Paulista houve espaço para queima de fogos e várias atrações, como as do futebol infantil, o jogo entre a Seleção Paulista Master e um combinado de jogadores veteranos da cidade, zumba, e até mesmo futebol americano.
 
Na solenidade política, o prefeito Juvenal Rossi destacou a importância de haver, pela primeira vez na história da cidade, um espaço iluminado, para várias atividades noturnas – jogos de futebol, eventos de lazer, shows e outras concentrações, além de atividades até mesmo para pessoas com dificuldades de movimento. “Esta é uma boa conquista, não só pela iluminação, mas também pelo espaço físico. Tudo isso foi conquistado com muito suor e é nosso, de mais ninguém”, comemorou.
 
O gestor pediu à população, sobretudo a que vive próxima ao novo espaço de lazer, que o conserve, para mantê-lo em boas condições de uso. Os munícipes têm apresentado uma boa mudança de comportamento, diminuindo, por exemplo, o descarte irregular de lixo em áreas públicas, mas é necessário que esse progresso seja mantido e intensificado. “Nós não tínhamos este espaço. No entanto, é preciso conservá-lo, para que todos saiam ganhando”.
 
O secretário adjunto de Esportes, Nenê Nivololi, destacou os esforços da Prefeitura, com o apoio do legislativo municipal, para a conquista da nova área. Agora, faz-se necessário cuidar da nova praça esportiva, junto dos munícipes. “É uma grande satisfação estar aqui. Foi uma batalha chegar até esta inauguração”, relatou.
 
O presidente da Câmara Municipal, Mauro Aparecido, destacou o caráter histórico de haver um campo iluminado e revitalizado, além das boas condições dos Campos do Jardim Paulista e do Jardim Promeca. O Campo da Vila Marajó também deverá ser reinaugurado, após reforma e iluminação, em breve. “Fico muito feliz, porque há mais de 30 anos acompanho futebol. Jundiaí, por exemplo, tem mais de um campo iluminado e estádio. É a primeira vez que teremos quatro campos em condições profissionais”, reconheceu. O vereador informou que continuará sua luta por novas áreas de lazer.
 
O vice-prefeito Rodolfo Braga elogiou a competência do prefeito Juvenal Rossi e sua iniciativa de fortalecer a prática esportiva no município. “Forma necessários mais de 50 anos para Várzea Paulista ter seu primeiro campo iluminado”. “Isso só poderia partir de um gestor público com capacidade de pensar no futuro e investir no esporte, já que isso é investir em saúde”.
 
A cerimônia também contou com a presença da vereadora Sueli do Yakult e do coordenador de Esportes, Oziel Nabas.
 
Partida histórica
 
O ponto alto da inauguração foi a partida, ao final da noite, entre o Combinado de Várzea Paulista (time de veteranos da cidade), que contou com a presença do jogador profissional Cristiano, e o a Seleção Paulista Master, com a ilustre presença do consagrado ex-jogador Ricardo “Diabo Loiro”. A partida foi vencida pelo time jundiaiense, por 3 a 1.
 
Após cinco minutos de partida, o prefeito Juvenal Rossi, que por muitos anos participou de competições de futebol amador e teve até mesmo uma breve passagem pela Ponte Preta, entregou, junto dos outros jogadores, um troféu em homenagem a Ricardo. O centroavante histórico se emocionou após a festa dos jogadores no centro do gramado, com direito a aplausos. Com residência em Várzea Paulista há 23 anos, o Diabo Loiro foi um dos principais goleadores do time de Jundiaí, pelo qual teve destaque em 1984, quando o Galo voltou à elite do futebol brasileiro, após golear o Vocem por 7 a 1, em uma campanha marcada por muitos gols. Especialista em gols de cabeça, o goleador passou por outras importantes equipes do Brasil, como o Bangu, além de ter defendido as cores de vários clubes de Portugal, entre 1988 e 2000.
 
A qualidade do campo do Jardim Cruz Alta chamou a atenção do astro. “A iluminação ficou muito legal. O gramado também está bacana e o espaço é bem localizado. É muito bom”, elogiou.
 
Nova conquista para o esporte varzino
 
O ex-atleta iniciou no mês passado um projeto social no Jardim Buriti (Rica Bola), com 78 alunos de 9 a 16 anos, dos quais alguns se apresentaram à tarde, durante a festa de inauguração. Pouco antes de entrar em campo, ele recebeu do prefeito a oficialização de que agora será responsável pelo trabalho nas categorias de base de futebol masculino, em Várzea Paulista. O profissional já tem vasta experiência em preparação de novos jogadores, com direito a uma passagem pela escolinha de futebol do Paulista, entre 2004 e 2006, e vários trabalhos pelo time jundiaiense, desde então, nas categorias de base. Em 2010, por exemplo, disputou uma Copa São Paulo de Futebol Júnior, com a equipe sub-18. “Quando as pessoas percebem que há um nome como esse à frente do trabalho, confiam mais no serviço desempenhado. Ganhamos credibilidade”, justificou Rossi.
 
Após encerrar o trabalho como técnico de alto rendimento, no ano passado, Ricardo decidiu se dedicar às aulas direcionadas aos pequenos jogadores. “A parte mais importante é tirar essas crianças da ociosidade. É muito gratificante”, explicou.
 
O professor gostou de saber que o Centro Esportivo do Jardim Cruz Alta poderá ser utilizado em suas aulas. “É um local que tem uma ótima estrutura, com vestiários adequados e iluminação”. 
 
Outros destaques
 
Na festa, o Departamento de Esportes também apresentou à comunidade as duas edições do Troféu Transitório Picharrão, das Séries A e B do futebol amador de Várzea Paulista. Segundo o coordenador de Esportes, Oziel Nabas, a idei a é que o memorial possa passar por todas as sedes dos times participantes, como homenagem a Luiz Antônio Silva, o Picharro. O coordenador faleceu no ano passado, após 22 anos de atuação como servidor municipal. “Os times que vencerem três edições, a partir de agora, ficam com o troféu em sua sede. A partir daí, faremos as réplicas para os outros vencedores e o original só ficará com o próximo que for campeão por três vezes, ao longo do tempo”.
 
Os times das duas divisões inclusive se enfrentaram, no início da noite, em partida vencida pela seleção da Série A, por 1 a 0.
 
Ao longo da tarde, além da apresentação de zumba e das partidas de futebol feminino (infantil e adulto), teve destaque a demonstração do time de futebol americano Blacksmiths. O prefeito recebeu uma camisa da equipe e valorizou a presença de outros esportes na cidade, apoiadas por seu governo. “Em Várzea Paulista, há aproximadamente 2 mil alunos participando de várias modalidades esportivas. Nem todo mundo gosta de jogar futebol”.
 
Os interessados em fazer parte da equipe podem procurar o responsável pelo projeto, Felipe Schadt, no Centro Esportivo Castelinho, Jardim Promeca, todos os domingos a partir das 8h da manhã. Segundo ele, não se exige biotipo específico para a prática do esporte.
 
Gerações diversas curtem espaço
 
Sebastião José de Macedo, morador próximo do espaço há 22 anos, sempre jogou bola no campo do Jardim Cruz Alta, com seu filho e agora até mesmo com seu neto. Após tanto tempo, ver a área revitalizada e com outro aspecto o fez comemorar bastante. “É uma grande conquista do município, algo muito bom para a população. Um amigo meu faleceu recentemente e não teve esta oportunidade que vivencio neste momento. É uma vitória única ter esse campo iluminado”.
 
Ele e a filha, Evelyn Macedo, concordaram quanto à necessidade de a população conservar de forma adequada a nova área de lazer. “A obra ficou perfeita. Cabe agora à comunidade mantê-la dessa forma”, declarou a varzina, junto do filho.