População prestigia Cãominhada

Saúde - Cotidiano
O encontro contou com aproximadamente 200 pessoas, com seus animais de estimação 
 
A Prefeitura de Várzea Paulista, por meio do setor de Vigilância e Controle de Zoonoses e Vetores, e em parceira com a empresa Special Dog, promoveu no último sábado (18), uma Cãominhada. No encontro, foram promovidas palestras sobre a conscientização a população em relação à posse responsável, combate ao abandono, além das instruções sobre comportamento animal. 
 
De acordo com o coordenador técnico do Setor de Vigilância e Controle de Zoonoses e Vetores, Eder Carmanini, o objetivo foi atingido. “A ideia era justamente esta: abrir para discussão a posse responsável”, ponderou. O Tenente Martins palestrou sobre sua experiência em treinar animais dentro da corporação, além de dar dicas sobre como instruir um animal. “O cão começa a aprender a partir dos 5 minutos de treinamento. Para isso acontecer, o animal tem que identificar no seu dono um líder”, explica.  
 
No encontro o Tenente relatou que para treinar um cão leva-se de 2 a 3 meses. “O trabalho é continuo, mas todo o treinamento tem que ser interessante para o animal”, disse.  Em seguida, às 9h55, a veterinária do setor de Zoonoses, Karina Dorta, abordou assuntos voltados ao abandono animal e as doenças que são transmitidas quando não há um cuidado com o cão de rua. 
 
Segundo Karina, quando é identificado que o animal possui a doença Zoonoses, que é transmitida de animal para humano, conhecido também como doença da raiva, é encaminhado para o Instituto Pasteur onde é feito o controle por meio de vigilância epidemiológica, que controla os riscos e realiza programas de capacitação e desenvolvimento relativos à raiva e outras encefalites virais, abrangendo atividades laboratoriais de pesquisa e inovação, coordenação do programa estadual de controle da raiva, a profilaxia da raiva humana, além de dar suporte aos municípios. “Fora esse trabalho que é desenvolvido pelo instituto, o objetivo é retratar também como a companhia dos animais diminui doenças como Alzheimer e diminui o stress”, relatou. 
 
Após as palestras, foram entregues brindes patrocinados pela Special Dog, contendo cartilhas educativas de posse responsável e dois pacotes de ração. Além disso, a Cãominhada foi realizada ao longo da Avenida Projetada, às 10h30, entre a rotatória do supermercado Russi e a Drogaria. Por fim, foram realizados concursos de menor cão, maior cão e cão mais parecido com o dono. 
 
Para a moradora do Jardim São Guido, Paula Marcela, 49 anos, vencedora de dois troféus, menor cão e cão mais parecido com seu dono, prestigiou o evento. “Um evento excelente, organizado, espero que tenha mais vezes, pois fiquei muito feliz por ser uma das vencedoras do concurso”, enfatizou. 
 
Já o Marco dos Santos Moreira, 16 anos, morador de Campo Limpo Paulista e vencedor do troféu maior cão, considerou: “Já fui a vários eventos voltados para animais de estimação, fico feliz que a cidade de Várzea Paulista realiza esse tipo de trabalho porque demonstra que a administração não está parada”, opinou. 
 
População agradece 
 
Geizi Lima, 36 anos, moradora do Vila Tupi, aprovou evento. “É um evento espetacular, humano, solidário, isso mostra como a cidade não vê o animal como um bicho de estimação, mas, sim, como membro da família”, considerou. 
 
Para Maria Senetti, 51 anos, moradora do Jardim das Palmeiras, o evento é importante por abrir o diálogo em conscientização ao abandono animal. “Adorei o encontro por conscientizar sobre o abandono de animais. Esse diálogo é primordial para que diminua cães abandonados”, finalizou. 
 
Posse Responsável 
 

Posse responsável é um projeto desenvolvido pelo Setor de Vigilância e Controle de Zoonoses e Vetores em parceria com a Secretaria de Educação. O trabalho consiste em palestras para os alunos da rede municipal de ensino sobre os cuidados com os animais, no intuito de evitar os maus tratos e abandono dos bichinhos de estimação. O objetivo, além disso, é ensinar as crianças a ter uma relação harmoniosa com os animais. O programa consiste também em vídeos e distribuição de uma cartilha informativa sobre Posse Responsável. 
 
Premiados
 
Maior cão: Brutus – Rottweiler – proprietário Marco dos Santos Moreira. 
 
Menor cão: Tito – yorkshire – proprietária Paula Marcela. 
 
Cão mais parecido com seu dono: Tito – yorkshire – proprietária Paula Marcela.