Prefeito realiza as últimas vistorias na Unidade de Pronto Atendimento

Governo e Administração - Destaques
A UPA será inaugurada ainda este mês

O prefeito Juvenal Rossi juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Bueno, e a diretora do Hospital Dr. Alcípio Oliveira Junior, Joyce Britto, visitou as obras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), nesta quinta-feira (16), para realizar os últimos ajustes antes da inauguração.

No encontro, foram abordados os benefícios que o hospital trará à população e os últimos detalhes dos equipamentos necessários para a serem instalados. De acordo com o prefeito Juvenal Rossi, esta vistoria é para certificar o andamento dos trabalhos já executado, além de aprimorar os serviços antes da inauguração. “A expectativa é que essa nova unidade traga mais qualidade no atendimento e condições de trabalho e empregabilidade”, e ressalta: “Estamos cuidando dos últimos detalhes antes de ser inaugurada para que a unidade tenha um desenvolvimento qualitativo cada vez melhor”.

Conquista para a saúde municipal

A Unidade de Pronto Atendimento está recebendo os preparativos finais, para ser entregue à população. A maior parte dos equipamentos e demais utensílios médicos entregues à administração. Falta o recebimento de poucos materiais, sobretudo relativos à mobília do novo espaço público.

O novo equipamento trará um atendimento médico mais moderno e melhor qualificado, preparado para atender as demandas de urgência e emergência da cidade, como crises de hipertensão, traumas, problemas cardíacos, entre outros casos.

A UPA vai disponibilizar uma estrutura moderna para atendimento de urgência, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. O prédio terá 752 m². Do total, mais de 60 m² serão de recepção, os consultórios ocuparão uma área de 49,84 m² e o conforto dos médicos, 38 m².

Quando comparada ao Hospital Municipal, a UPA ganha em conforto, comodidade, modernidade, acessibilidade e espaço. Atualmente, a área da recepção do Pronto Socorro do HM é de 47,21 m², a da UPA será de 60,99 m². No total, os dois pavimentos construídos da UPA totalizam 1.345 m², enquanto que o espaço do atual Hospital é de 662 m².

A área dos banheiros do HM é de 12,46 m², a da UPA será de 23,45 m². Além disso, a construção do prédio da UPA atende a NBR 9050 (Normas Técnicas para Acessibilidade), desde a calçada, ao interior da unidade.

A nova unidade terá quatro amplos consultórios, um laboratório de análises clínicas, salas de emergência, imobilização (gesso), eletrocardiograma, curativos, inalação, raios-X, administração de medicações, sala de espera, recepção, material de reposição, refeitório, cozinha, copa, dispensa, observação masculina, feminina e pediátrica, área de conforto para a equipe médica e área administrativa.