Fundo Social entrega doações da Campanha do Agasalho 2016

Desenvolvimento Social - Destaques
Aproximadamente 120 núcleos familiares são contemplados, após arrecadação de aproximadamente 13 mil itens, entre roupas, cobertores, calçados e até brinquedos
 
 
O Fundo Social de Solidariedade de Várzea Paulista realizou a entrega oficial dos cerca de 13 mil itens recebidos durante a Campanha do Agasalho deste ano, na manhã da última sexta-feira (17), no auditório da entidade. Representantes de aproximadamente 120 famílias, cadastradas do programa Vivaleite e em cursos promovidos pelo órgão, puderam avaliar e levar várias roupas no geral – sobretudo agasalhos – cobertores, e até brinquedos. Esses lares têm agora mais um reforço para encarar o rigoroso inverno atual.
 
De acordo com a presidente da entidade e primeira-dama, Ângela Rossi, apesar de críticas contrárias, a iniciativa se faz importante por permitir o ato de solidariedade em relação a quem enfrenta dificuldades financeiras. “O momento é o de acolher, ajudar, e, ao longo do tempo, procurar inserir essas pessoas no mercado de trabalho”, explicou.
 
A crise atual vivenciada pelo país agrava um pouco esse cenário, na avaliação da gestora. “Algumas dessas pessoas não precisariam estar aqui, se não estivéssemos enfrentando esse grave quadro econômico. Às vezes, a pessoa deixa de comprar um agasalho, para colocar comida dentro de casa”, relatou.
 
Uma novidade da entrega deste ano foi a doação de revistas e livros que somaram mais de 300 publicações. A criançada se interessou e mostrou alegria com a oportunidade de ler e conhecer os títulos.
 
Gratidão
 
Aline de Souza Siqueira compareceu ao evento, com as duas filhas e o filho. A mãe de família aprovou, sorridente, a qualidade das peças de roupa e revelou que faz uso dos donativos  da Campanha do Agasalho há um bom tempo. “Eu, minhas crianças, meu marido e até primos usamos as roupas que conseguimos aqui no Fundo Social. É uma iniciativa muito importante que ajuda muito as famílias”, reconheceu.
 
Reforço importante
 
A coordenadora pedagógica da Guardinha de Várzea Paulista, Roseli Nogueira, prestigia a entrega das doações pelo segundo ano consecutiva. Neste ano, a Associação de Educação do Homem de Amanhã conseguiu, com a gincana que realizou em sua unidade varzina, aproximadamente 8 mil peças, entre roupas e agasalhos. “A gente procurar incentivar em nossos aprendizes (alunos) a solidariedade, a vontade de ajudar o próximo. Muitos deles também são atendidos por nós, por estarem em vulnerabilidade social, mas, ainda assim, quiseram fazer sua parte e ajudar quem mais precisa”, comemorou.
 
A ideia, de acordo com a gestora, é que a gincana possa ser mantida e aprimorada nos próximos anos. “A intenção é de que, no próximo ano, eles também possam comparecer à entrega dos donativos e participem deste momento”, projetou.
 
Outra doação importante foi a realizada pela Escola Estadual Mitiharu Tanaka, do Jardim Cruz Alta – aproximadamente 250 peças  -, por iniciativa do grêmio estudantil do colégio, em duas semanas de arrecadação no mês de maio. O coordenador do órgão, Matheus Sene, 15 anos, conta que a ideia inicial era atender os moradores de rua da região. “Percebemos as quedas bruscas de temperatura e resolvemos ajudá-los. Depois de conversar com a presidente do Fundo Social de Várzea Paulista, descobrimos que haveria essa entrega e optamos por destinar as doações à entidade”.
 
O engajado estudante diz que já está em contato com os coordenadores dos grêmios das outras escolas estaduais da cidade, para que elas também possam promover arrecadações de peças ainda este ano, para a Campanha do Agasalho.
 
Continuidade
 
Segundo Ângela, alguns pontos de doação serão mantidos, para que os interessados possam entregar seus donativos, por mais algum tempo. O objetivo é continuar a atender as várias famílias que requisitam roupas ao longo do ano, assim como já tem ocorrido até mesmo antes da entrega oficial. A presidente relata inclusive que assistentes sociais do Hospital da Cidade acabam por solicitar algumas vestimentas, para atender moradores em condição de rua que, muitas vezes, recebem um banho no órgão público, mas precisam de roupas novas.
 
Locais para quem ainda deseja doar
 
Várzea Paulista
 
Fundo Social de Solidariedade: Rua Pedro Poloni, 36 – Centro;
Supermercado Russi: Avenida Fernão Dias Paes Leme, 399 – Centro.
LED´s Festas e Eventos: Rua Professor Joaquim Candelário de Freitas, 182 – Jardim São Gonçalo.
Paróquia Nossa Senhora da Piedade: Praça Nossa Senhora da Piedade, s/n – Jardim Paraíso;
Escolinha de futebol Meninos da Vila – Avenida Eduardo de Castro, 887 – Jardim Mirante;
KSB: Rua José Rabelo Portela, 638 – Jardim Maria de Fatima;
Paço Municipal (Gabinete e Portaria): Avenida Fernão Dias Paes Leme, 284 – Centro.
Transkompa – Av. Marginal do Rio Jundiaí, 1500. 
 
Jundiaí
 
Escola Adventista: Rua Tapajós, 262 – Agapeama – Jundiaí.