Prefeitura homenageia empresas que contribuem com Biblioteca Municipal

Esporte e Lazer - Destaques
Empresários da região, sobretudo de Várzea Paulista, realizaram importantes donativos ao longo de 2015, dentro do Projexb (Projeto de Expansão de Bibliotecas  Públicas)

A Prefeitura de Várzea Paulista prestou homenagem, na manhã da última quarta-feira (15), a representantes de empresas de Várzea Paulista e região que destinaram, ao longo de 2015, recursos financeiros ou livros para a Biblioteca Municipal da cidade. No espaço, os funcionários das organizações participantes do Projexb (Projeto de Expansão de Bibliotecas  Públicas) receberam um certificado das mãos do prefeito Juvenal Rossi e saborearam um café da manhã. “Queremos que esta homenagem signifique a gratidão deste governo para com todos que estão nos ajudando”, explicou o gestor.

Segundo a bibliotecária Marli Zoratto, trata-se de uma colaboração muito bem-vindas para o acervo do equipamento, que conta com aproximadamente 24.500 livros. Somente no ano passado, 65 empresas participaram da iniciativa. Equipamentos como computadores modernos puderam ser viabilizados em razão de contribuições recentes. “São doações importantes porque permitem que a gente sempre tenha um acervo novo, atualizado, já que a lista dos materiais e títulos necessários parte daqui e é elaborada por mim. Dessa forma, não recebemos publicações que já possuímos, apenas aquelas de que precisamos, de fato”, relatou.

As contribuições recebidas consistem, para o prefeito, em um sinal de que os empresários confiam na existência de alternativas possíveis ao avanço da cultura. É importante que se unam esforços para que as próximas gerações deem o devido valor aos livros e ao conhecimento por eles gerado. “Vendo essas doações, começamos a acreditar na humanidade”, elogiou. O esforço de quem confia nesse trabalho e faz as doações precisa ser reconhecido pela gestão municipal. “Só mudaremos a cidade, se mudarmos as pessoas que nela vivem. Se conseguirmos modificar uma única vida, o trabalho já terá valido a pena”, projetou.

Na avaliação de Rossi, foram importantes, nesse sentido, os esforços da atual gestão, nas áreas de infraestrutura e finanças, de maneira que as próximas administrações terão melhores condições para investir mais em cultura. A despeito das dificuldades encontradas pelo governo, o prefeito destacou a importância do trabalho encampado por Marli, à frente da Biblioteca, e dos empresários que realizaram as doações. A administração atual reconhece o quão significativo é esse serviço. “Quando iniciamos nosso governo, percebemos que a grande mudança necessária deveria envolver as pessoas de modo geral. Era preciso acreditar na importância de pequenas atitudes”.

O secretário adjunto de Cultura, José Moreira, também agradeceu aos doadores, na pessoa dos representantes presentes. “Estamos sempre de portas, braços e corações abertos”.

Segundo o vice-prefeito, Rodolfo Braga, a internet assumiu um papel protagonista de responder às questões de alunos, motivo pelo qual as bibliotecas têm sido menos frequentadas. É o que se dá em  pesquisas escolares, por exemplo, para as quais as crianças de hoje em dia optam muito mais por utilizar o Google. Faz-se importante, contudo, que se valorize cada vez mais o grande potencial que os livros têm de informar. O gestor já pensava nisso quando sugeriu a adesão ao Projexb, em 2002. “A proposta é mostrar para a população a intenção, por parte da administração, de fortalecer a cultura. A criança precisa ter conhecimento do mundo literário”, explicou.

Razões nobres

O representante da empresa varzina Unitubos, Fábio Calderoni, gosta muito de frequentar livrarias. O profissional apoia o incentivo à leitura, por acreditar muito na cultura e por perceber a existência, ainda que meio escondida, de um público interessado nos vários lançamentos de títulos recentes. Para ele, é importante que esse tipo de publicação volte a ganhar força junto à população local. Ações como a de sua empresa são importantes nesse sentido. “Eu apoio qualquer tipo de incentivo à cultura e acredito que isso deve ser incentivado. Na minha opinião, falta em nossa região essa busca por livros que percebo em Campinas, por exemplo. O livro abre portas e está cada vez mais esquecido”, lamentou.

Bruno Piza, da loja Maravilhas do Lar de Várzea Paulista, destacou a importância do conhecimento proporcionado pelos livros, para a evolução profissional, como se deu em sua própria trajetória. “A cultura é muito importante. Foi graças a bons livros e ao incentivo à leitura, por parte de meus pais, que muitas vezes me pediam para sair da rua quando era mais novo, que cheguei até aqui e sei aonde pretendo chegar”, reconheceu.

Sobre o Projexb

A iniciativa privada pode auxiliar as bibliotecas a melhor se equiparem, por meio de doações deduzidas legalmente do Imposto de Renda.