Empresários da região, sobretudo de Várzea Paulista, realizaram importantes donativos ao longo de 2015, dentro do Projexb (Projeto de Expansão de Bibliotecas Públicas)

A Prefeitura de Várzea Paulista prestou homenagem, na manhã da última quarta-feira (15), a representantes de empresas de Várzea Paulista e região que destinaram, ao longo de 2015, recursos financeiros ou livros para a Biblioteca Municipal da cidade. No espaço, os funcionários das organizações participantes do Projexb (Projeto de Expansão de Bibliotecas Públicas) receberam um certificado das mãos do prefeito Juvenal Rossi e saborearam um café da manhã. “Queremos que esta homenagem signifique a gratidão deste governo para com todos que estão nos ajudando”, explicou o gestor.

As contribuições recebidas consistem, para o prefeito, em um sinal de que os empresários confiam na existência de alternativas possíveis ao avanço da cultura. É importante que se unam esforços para que as próximas gerações deem o devido valor aos livros e ao conhecimento por eles gerado. “Vendo essas doações, começamos a acreditar na humanidade”, elogiou. O esforço de quem confia nesse trabalho e faz as doações precisa ser reconhecido pela gestão municipal. “Só mudaremos a cidade, se mudarmos as pessoas que nela vivem. Se conseguirmos modificar uma única vida, o trabalho já terá valido a pena”, projetou.
Na avaliação de Rossi, foram importantes, nesse sentido, os esforços da atual gestão, nas áreas de infraestrutura e finanças, de maneira que as próximas administrações terão melhores condições para investir mais em cultura. A despeito das dificuldades encontradas pelo governo, o prefeito destacou a importância do trabalho encampado por Marli, à frente da Biblioteca, e dos empresários que realizaram as doações. A administração atual reconhece o quão significativo é esse serviço. “Quando iniciamos nosso governo, percebemos que a grande mudança necessária deveria envolver as pessoas de modo geral. Era preciso acreditar na importância de pequenas atitudes”.
O secretário adjunto de Cultura, José Moreira, também agradeceu aos doadores, na pessoa dos representantes presentes. “Estamos sempre de portas, braços e corações abertos”.
Segundo o vice-prefeito, Rodolfo Braga, a internet assumiu um papel protagonista de responder às questões de alunos, motivo pelo qual as bibliotecas têm sido menos frequentadas. É o que se dá em pesquisas escolares, por exemplo, para as quais as crianças de hoje em dia optam muito mais por utilizar o Google. Faz-se importante, contudo, que se valorize cada vez mais o grande potencial que os livros têm de informar. O gestor já pensava nisso quando sugeriu a adesão ao Projexb, em 2002. “A proposta é mostrar para a população a intenção, por parte da administração, de fortalecer a cultura. A criança precisa ter conhecimento do mundo literário”, explicou.
Razões nobres
O representante da empresa varzina Unitubos, Fábio Calderoni, gosta muito de frequentar livrarias. O profissional apoia o incentivo à leitura, por acreditar muito na cultura e por perceber a existência, ainda que meio escondida, de um público interessado nos vários lançamentos de títulos recentes. Para ele, é importante que esse tipo de publicação volte a ganhar força junto à população local. Ações como a de sua empresa são importantes nesse sentido. “Eu apoio qualquer tipo de incentivo à cultura e acredito que isso deve ser incentivado. Na minha opinião, falta em nossa região essa busca por livros que percebo em Campinas, por exemplo. O livro abre portas e está cada vez mais esquecido”, lamentou.
Bruno Piza, da loja Maravilhas do Lar de Várzea Paulista, destacou a importância do conhecimento proporcionado pelos livros, para a evolução profissional, como se deu em sua própria trajetória. “A cultura é muito importante. Foi graças a bons livros e ao incentivo à leitura, por parte de meus pais, que muitas vezes me pediam para sair da rua quando era mais novo, que cheguei até aqui e sei aonde pretendo chegar”, reconheceu.
Sobre o Projexb
A iniciativa privada pode auxiliar as bibliotecas a melhor se equiparem, por meio de doações deduzidas legalmente do Imposto de Renda.