Palmeiras do Centro recebem mudas de orquídeas

Meio Ambiente - Destaques

Mudas estão sendo fixadas em todas as árvores plantadas no canteiro central da Avenida Fernão Dias Leme

A Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Paulista está fixando mudas de orquídeas em todas as palmeiras plantadas recentemente pela pasta, ao longo do canteiro central da Avenida Fernão Dias Paes Leme. Até a próxima quinta-feira (16), os agentes da pasta fazem o trabalho, com o auxílio voluntário do munícipe José de Oliveira, vice-presidente da Associação de Orquidófilos de Várzea Paulista.

De acordo com o secretário da pasta, José de Lima, a ornamentação está dentro da programação do Mês do Meio Ambiente e do projeto Corredor Verde, que envolve outros pontos da cidade. “Queremos entregar, ao final deste mandato, esta avenida toda arborizada e com orquídeas”.

Segundo o gestor, as plantas foram doadas pela iniciativa privada, além da própria entidade da qual José faz parte. As mudas, de acordo com o voluntário, que possui um orquidário caseiro no Jardim América III, a grande maioria das mudas, ainda não floridas, passarão a ter flores até o ano que vem, no máximo. O munícipe deverá auxiliar a pasta em outros projetos com orquídeas. “Eu já tinha essa intenção e a Prefeitura me chamou para auxiliá-la nessa ornamentação”, relatou.

Para o secretário do departamento, é fundamental que a população faça a sua parte para a conservação das orquídeas que estão sendo recebidas pela cidade. “É importante fazer um apelo para os munícipes não retirarem as mudas, pois estão aqui para embelezarem nossa cidade”, recomendou.

Sobre o Mês do Meio Ambiente

Durante este mês, a Prefeitura tem feito várias ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho:

As escolas municipais estão recebendo, ao longo deste mês, palestras educativas sobre coleta seletiva. A ONG Eco e Vida, contratada para executar esse serviço na cidade, realiza a ação, em parceria com a Secretaria de Educação de Várzea Paulista.

Na última quinta-feira (9), a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Diretoria de Meio Ambiente (Prefeitura de Campo Limpo), promoveu, o plantio de 300 mudas de árvores, ao longo da Marginal Direita do Rio Jundiaí, no sentido Campo Limpo Paulista. O local atendido será o trecho próximo ao Ded-Boll. A ação também teve como parceiro o grupo Cesari Complexo Logistico, já atuante na arborização da via, e envolveu os escoteiros mirins de escolas da cidade vizinha, além do grupo Desbravadores, de escoteiros varzinos.

No sábado (11), pela manhã, munícipes puderam receber, gratuitamente, mais de duas mil mudas, entre orquídeas e árvores nativas.

Plantio em escola estadual

A unidade de ensino Idoroti Souza Alvarez, no Jardim América III, também será contemplada pela programação. A escola terá 20 novas mudas de árvores plantadas no dia 17 de junho (sexta-feira), às 8 horas.