Duas mil mudas distribuídas: “Quem ganha é a nossa cidade”

Meio Ambiente - Destaques
A dona de casa Rosemarie Faria aprovou a iniciativa da Prefeitura, que doou mudas de orquídeas, árvores nativas e sementes no último sábado (11); ação está no cronograma do Mês do Meio Ambiente

A manhã fria não desanimou quem passava pela região Central de Várzea Paulista, muita gente fez questão de parar na tenda montada pela Secretaria de Meio Ambiente para retirar uma muda de orquídea ou de árvores nativas, que vinha acompanhada de uma cartilha ambiental. O saxofone, tocado pelo jovem Isacc, do grupo Desbravadores, dava o tom diferente para a ação.

Foram mais de mil mudas de orquídeas distribuídas, fruto de uma parceria com a iniciativa privada: Plasinco, Continental, Elekeiroz, FOTON Caminhões, Klinger Brazil, Baby Roger, e a Romanato. Tudo isso além de árvores nativas produzidas pelo viveiro municipal: Aroeira Pimenteira, Árvore da China e Ipê Rosa. O grupo Desbravadores de Várzea Paulista também auxiliou a equipe da Prefeitura, na doação.

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, acompanhou a ação e destacou a importância de discutir o meio ambiente. “Várzea Paulista é uma cidade que se preocupa muito com o assunto. Prova disso é o quanto alcançamos em tratamento de esgoto, 94,4%, saindo de menos de 4%. Em breve vamos iniciar a coleta seletiva pelos bairros”, informou o prefeito, que ainda enfatizou “Nosso objetivo também é gerar novos comportamentos, como os de não realizar o descarte incorreto em terrenos baldios, separar o lixo reciclável, assim vamos avançar muito mais”.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, João de Lima, a doação de mudas é apenas um dos pontos importantes. “Divulgar o meio ambiente é também conscientizar, principalmente crianças e jovens a preservar o meio ambiente. Principalmente dentro de casa, com separação do lixo, cuidados com animais”.

População aprova

O casal Denílson, 38 anos, e Patrícia, 33 anos, levou para casa mudas de orquídeas. Os moradores da Vila Santa Terezinha apoiaram a iniciativa. “É muito legal, ajuda a embelezar a cidade, e é o inicio de uma conscientização e preservação. Precisamos disso”, destacou a secretária executiva.

“Esse ato ajuda muito. Por meio dele é possível tentar conscientizar mais pessoas, sobre a importância do meio ambiente. É uma boa causa” ressaltou Dirce Diniz, professora.

O aposentado Sebastião Rocha, 68, fez questão de levar, além das orquídeas, mudas de árvores. “Quero plantar perto de casa, deixar tudo bem bonito. Temos que pensar no futuro, e, para pensar, temos que agir. Plantar árvores é uma dessas ações necessárias”.