Prefeitura realiza Mês do Meio Ambiente

Sem categoria
Várzea Paulista receberá plantio de árvores, distribuição de orquídeas aos munícipes, entre outras atividades 
 
 
 A Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Paulista promove, ao longo de todo este mês, uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Entre as ações, destacam-se o plantio de árvores na Marginal do Rio Jundiaí e a distribuição de orquídeas para os munícipes. 
 
“O objetivo das iniciativas é celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, e o Mês do Meio Ambiente, e reforçar a importância que as questões municipais têm para o município. Também objetivamos fortalecer o vínculo que a cidade tem com as orquídeas, fixando-as em palmeiras da Avenida Fernão Dias Paes Leme e também distribuindo mudas para os moradores”, explica o secretário da pasta, João de Lima.
 
Programação
 
Plantio na Marginal
 
A Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Diretoria de Meio Ambiente (Prefeitura de Campo Limpo), promove, na quinta-feira (9), a partir das 8 horas, o plantio de 300 mudas de árvores, ao longo da Marginal Direita do Rio Jundiaí, no sentido Campo Limpo Paulista. O local atendido será o trecho próximo ao Ded-Boll. A ação também terá como parceiro o grupo Cesari Complexo Logistico, já atuante na arborização da via, e envolverá os escoteiros mirins de escolas da cidade vizinha, além do grupo Desbravadores, de escoteiros varzinos.
 
Doação de plantas
 
No sábado (11), a partir das 9 horas, na Avenida Fernão Dias Paes Leme, em frente ao Banco do Brasil, serão doadas aos munícipes mudas de orquídeas, árvores nativas, sementes, além de uma cartilha ambiental.
 
Orquídeas no centro da cidade
 
De 13 a 16 de junho, a Secretaria de Meio Ambiente promove a fixação de orquídeas em palmeiras já existentes na Avenida Fernão Dias Paes Leme.
 
Plantio em escola estadual
 
A unidade de ensino Idoroti Souza Alvarez, no Jardim América III, terá 20 novas mudas de árvores plantadas, no dia 17 de junho (sexta-feira), às 8 horas.
 
Palestras
 
Os pequenos varzinos também recebem atenção especial durante este mês de comemorações. Desde maio, têm sido promovidas palestras educativas sobre coleta seletiva, nas escolas municipais. A ONG Eco e Vida, contratada para executar esse serviço na cidade, realiza a ação, em parceria com a Secretaria de Educação de Várzea Paulista. Todas as unidades do município serão contempladas até o final deste mês.
 
Conquistas recentes
 
Marginal arborizada
 
O grupo Cesari Complexo Logistico, que está se instalando no bairro Ponte Seca, assumiu um importante compromisso ambiental, para compensar a supressão de árvores, nativas de copa isolada e eucaliptos. Como o município possui, desde 2014, a Lei nº 2.220, (Poda e Supressão de Árvores), a organização se comprometeu a plantar 8.906 árvores, além de cuidar da nova arborização por dois anos.  
 
A Prefeitura disponibilizou toda a extensão da Marginal Direita do Rio Jundiaí e também o lado esquerdo da via, no trecho do bairro Ponte Seca. “Nosso intuito é que, até o final do ano, toda a marginal esteja arborizada”, afirma o secretário de Meio Ambiente, João de Lima. 
 
Além de embelezar a via e recuperar o habitat natural da área, a arborização ajuda a conter a erosão. “O enraizamento das árvores tem a função de grampear o solo e contribui para evitar a erosão das margens do rio. Serão plantadas árvores nativas, que fazem parte do bioma da região”, explica o gestor. 
 
Coleta seletiva reforçado
 
O relevante serviço ambiental está sendo reforçado. Com a celebração de convênio entre a Prefeitura de Várzea Paulista e a ONG Eco e Vida, que já realiza esse trabalho, voluntariamente, em alguns bairros da cidade há mais de três anos, está sendo feita a preparação, por parte da entidade, para ampliar a abrangência do serviço e passar a contemplar, gradativamente, todo o município.
 
Segundo o presidente da entidade, João Carlos Gonçalves, o Cal, estão sendo feitos estudos logísticos, além de adaptações como aumento de funcionários e até mesmo do barracão que recebe os resíduos recicláveis. “Vamos manter o que já fazemos e estamos nos organizando para aumentar a quantidade de bairros, de forma que, com o tempo, ao menos uma vez por mês, todos eles sejam atendidos”.
 
Até o segundo semestre, os 12 bairros que já recebem o trabalho continuarão a ser contemplados e receberão o serviço de conscientização para que os moradores saibam como descartar os recicláveis. A partir desse período, começa a ampliação e, em seis meses, cada um dos pontos da cidade já deverá receber a coleta seletiva ao menos uma vez por mês, com a reorganização do trabalho. 
 
Segundo Cal, hoje se recolhem entre 15 e 20 toneladas de lixo reciclável, por mês. Com a ampliação, ao final dos seis meses de adaptação, devem ser recolhidas aproximadamente 60 toneladas.
 
Reconhecimento importante
 
Várzea Paulista recebeu, em fevereiro, um relevante reconhecimento de suas ações ambientais, nos últimos anos: a pontuação do programa Município VerdeAzul relativa a 2015 – 65,08 pontos, na 177ª posição. A contagem representa um avanço de 109 posições em relação ao ano passado. De acordo com o secretário, o índice teve como fatores fundamentais o bom tratamento de esgoto feito na cidade e o melhor destino dado aos resíduos sólidos, como um todo, no município. 
 
Saneamento básico qualificado
 
A cidade conta, atualmente, com 94,4% de esgoto tratado. Os índices de esgoto tratado já no ano passado foram muito importantes para a nova pontuação obtida pela cidade. “Nós estamos muito bem nesse quesito, que é nosso carro chefe”, valoriza o secretário.  
O resultado é fruto da inauguração do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, pela Sabesp, em novembro de 2013. O sistema, que recebeu investimentos de mais de R$ 115 milhões, é um dos mais modernos do interior paulista e inclui uma estação de tratamento com capacidade para 560 litros por segundo, cinco estações elevatórias, e 40 quilômetros de redes, que coletam e encaminham os esgotos das duas cidades para o tratamento. A obra ampliou para 94,4% o volume de esgoto tratado em Várzea Paulista.  
            
O investimento contribuiu diretamente para o desenvolvimento da cidade e para a despoluição do rio Jundiaí, um dos mais importantes afluentes do rio Tietê. Durante a fase de pré-operação (período no qual a ETE funciona com menor volume de esgotos e quando se avalia o funcionamento dos equipamentos), a estação já trouxe benefícios para os córregos da bacia, como o Bertioga. Moradores próximos já relatavam o fim do mau cheiro e a melhoria do aspecto do curso d’água àquela época.
 
Ecoponto

 
Várzea Paulista conta, desde maio de 2015, com um Ecoponto, espaço para destino correto de materiais como vidro, metais, areia e móveis desmontados. É permitido que se descartem materiais como pisos, blocos, cerâmica, areia, vidro, metais, pneus, louças, reboco, móveis (desmontados), plástico, madeira, pallets, pontaletes, concreto, eletrônicos, telhas de cerâmica e eletrodomésticos, objetos que muitas vezes, são descartados irregularmente em via pública.
 
O local não recebe, todavia, pilhas, colas, óleos, gesso, tintas, resinas, baterias, amianto, lâmpadas, lixo industrial, lixo hospitalar, lixo doméstico, materiais orgânicos e produtos químicos. 
 
O serviço funciona na Rua Atroaris, s/n, no Jardim Continente, junto à usina de asfalto da Prefeitura. O atendimento é feito de quarta a sexta, das 8 às 11 horas e das 12 às 17 horas, e aos finais de semana das 8 às 13 horas.