Prefeitura homenageia medalhistas do Campeonato Paulista de Karatê

Sem categoria
Cidade conseguiu resultado histórico, em etapa do Campeonato Paulista: 11 ouros, sete pratas e quatro bronzes

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi e o secretário adjunto de Esportes, José Roberto Nivoloni, prestaram, na manhã da última sexta-feira (3), uma homenagem aos atletas que trouxeram medalhas no Campeonato Paulista de Karatê, realizado em São Paulo, no último final de semana. O encontro foi realizado no Ginásio Ayrton Senna da Silva. Os pequenos competidores, que trouxeram 11 medalhas de ouro, sete de prata e quatro de bronze, todas na categoria kids (até 14 anos), receberam palavras de incentivo do prefeito. “Eu vim aqui para parabeniza-los por terem colocado Várzea Paulista em um lugar de destaque”, disse.

Rossi fez questão de ressaltar o trabalho dos professores, já que estão se empenhando e obtendo resultados significativos. “Muita gente como vocês têm feito a diferença e tem me ajudado. Vocês estão nos dando uma esperança muito grande”. A ideia é que, a partir de agora, a cidade possa prover mais recursos para o incentivo às práticas esportivas.

A professora e treinadora de uma das duas equipes que representou a cidade, do Departamento de Esportes, Cristina Figueiredo da Silva o resultado obtido pelos pequenos atletas foi expressivo – 6 ouros, 4 pratas e 1 bronze, com destaque para as duas medalhas de ouro na categoria “Kata por equipe”. O time ficou em décimo na classificação geral – ao todo, 177 equipes de todo o estado participaram do certame. “Foi um resultado histórico, já que atingimos essa colocação pela primeira vez”.
José Antônio da Silva, treinador da outra equipe do município – Projeto Futuro – destacou os resultados de seus atletas: 5 medalhas de ouro, 3 de prata e 3 de bronze. “Tivemos um resultado satisfatório. Dentro dos quatro anos de projeto, foi nosso melhor desempenho”, comemorou.

Gustavo Nalim Pereira exibiu, orgulhoso, suas quatro medalhas do Campeonato Paulista: duas na etapa classificatória (um ouro no kata por equipe e uma prata na luta individual); e duas na etapa final, disputada nos últimos dias 28 e 29 (medalhas de ouro nas mesmas modalidades). O garoto de 12 anos, que treina quatro dias por semana, considerou difícil a decisão da competição estadual e gostou da homenagem recebida. “Tive uma sensação boa, difícil de explicar”, falou sorridente.

Participante do projeto do Departamento de Esportes há três anos, o jovem, já com a faixa laranja, quer continuar a participar das aulas e ter outros resultados expressivos, inclusive nacionalmente, como o terceiro lugar obtido no Campeonato Brasileiro de 2015. “Quero trazer mais medalhas para a cidade”, projetou.

Apoio da Prefeitura

Cristina ponderou ser muito importante a forma como o projeto do Departamento de Esportes se desenvolve na cidade, uma vez que as crianças têm as aulas disponíveis em duas escolas – Manoel Caetano de Almeida (Residencial Alexandria) e Erich Becker (Cidade Nova II) – e no Ginásio Ayrton Senna da Silva.

Os alunos já saem da aula e podem procurá-la para se inscrever e iniciar as aulas, a partir das 17h30, na primeira escola, às segundas e quartas-feiras, e, na segunda, às terças e quintas-feiras. “A Prefeitura nos apoia com o local para treinamento. As crianças saem da sala e já têm as aulas na quadra, gratuitamente, com professores de alto rendimento. Isso é o diferencial e faz com que tenhamos uma baixa rotatividade”. A sensei está orgulhosa dos frutos que têm sido colhidos, após muito trabalho pela Prefeitura. “Não saio daqui por dinheiro algum”.

O prefeito se colocou à disposição para apoiar os atletas dentro das possibilidades da Prefeitura. Segundo o prefeito, a ideia é que, a partir de agora, a cidade possa prever mais recursos para o incentivo às práticas esportivas, uma vez que, em seu mandato, foi possível equilibrar melhor as finanças e fazer importantes trabalhos de infraestrutura. “O esporte tende a ser uma das áreas que nós mais vamos investir, nos próximos anos”. Rossi acredita muito no potencial esportivo de Várzea Paulista. “Quem sabe se um dia não poderemos ter um atleta olímpico, representando a cidade?”, projetou.

Próximo passo

Dois atletas do projeto do Departamento de Esportes disputarão a etapa do Campeonato Paulista, em Valinhos, no próximo sábado (4), pelas categorias júnior (16 a 18 anos) e adulto (18 a 35 anos). Do time do Projeto Futuro, 8 representantes varzinos participam da etapa, pelas categorias adulto e máster (acima de 50 anos).

Campeonato Brasileiro Zonal – Região Sul

23 atletas, do total de 27 que representaram as duas equipes varzinas, classificaram-se para a etapa da competição, de 7 a 9 de julho, em Porto Alegre – 12 da equipe do Departamento de Esportes e 11, do Projeto Futuro. Os classificados nessa fase, dos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul vão representar a cidade na última fase da disputa nacional, em outubro, na cidade de São Paulo.

Para Cristina, os atletas têm condições de trazerem medalhas importantes para Várzea Paulista na disputa nacional, como o ouro conquistado por Alexandre Borges, 18 anos, “A gente tem um potencial muito grande para brigar no cenário nacional”, elogiou.