Casos de dengue diminuem 97,48% em Várzea Paulista

Sem categoria
Casos positivos da doença caíram de 1031 para 26, no mesmo período de 2015 e 2016. Intensificação do trabalho e orientação à população contribuíram para o êxito alcançado

Os números são impactantes e comprovam: Várzea Paulista teve uma queda de 97,48% nos casos positivos de dengue, durante o mês de junho de 2015 e o mesmo período de 2016. Ano passado a cidade tinha 1031 casos confirmados e 1850 suspeitos. Este mês, o número caiu para 26 casos confirmados e 250 suspeitos. Destes, 218 já tiveram resultado negativo.
O êxito deste trabalho, que está diretamente ligado à saúde e qualidade de vida da população é mérito das ações desenvolvidas pela Prefeitura este ano.

Comitê intersetorial

Em janeiro foi formado um Comitê intersetorial, composto por representantes das secretarias municipais de Várzea Paulista, para planejar e desenvolver ações de controle da Dengue, Zika vírus e Febre Chikungunya. O objetivo do grupo é elaborar programas permanentes, desenvolver campanhas de informação e mobilização. Além de fomentar a destinação adequada dos resíduos sólidos e a utilização de recipientes seguros para o armazenamento de água.

Educação e Zoonoses unidas

O setor de Vigilância e Controle de Zoonoses e Vetores, em parceria com a Secretaria de Educação de Várzea Paulista desenvolveram entre março e abril, o projeto “Semana D de Combate a Dengue”. O objetivo foi sensibilizar os estudantes sobre a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Ao todo, 10 mil crianças participaram do projeto, sendo quatro escolas contempladas, as CEMEBs Padre Wilfrido Wieneke, Carlos de Almeida, Jovino Cosme Ubaldo e Prof.ª Juvelita Pereira Da Silva. Os alunos que tiveram seus desenhos escolhidos como os melhores foram comtemplados com uma sessão de cinema, com toda a turma da classe.

Visita aos sábados

De março a maio deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação Técnica de Vigilância e Controle de Zoonoses e Vetores, intensificou os trabalhos de combate a dengue, realizando visitas casa a casa aos sábados. Durante os três meses foram visitados mais de 13 mil imóveis da região central, Vila Popular, Cidade Nova, Vila Real e Jardim Promeca.

De acordo com o coordenador técnico do setor, Eder Carmanini, o trabalho obteve um excelente resultado. “Conseguimos visitar muitas casas e tivemos um baixo índice de imóveis fechados, apenas 25%. Deste modo, conseguimos intensificar o combate a dengue, o que resultou na diminuição dos casos da doença na cidade”, explica.

Eder informa que durante os mutirões de sábado, foi possível atingir os bairros onde a cidade teve índices de infestação altos. “Depois de realizada a primeira fase do mutirão, que foi encerrada em 30 de abril, realizamos uma nova Avaliação de Densidade Larvária (ADL)”, ressalta. E o resultado comprovou uma diminuição significativa nos índices de infestação. “Os níveis ficaram bem abaixo, já demonstrando a efetividade das ações que foram realizadas”, diz.

O coordenador ressalta que o resultado obtido é fruto da parceria realizada entre o poder público e a população, que cada vez mais, entende a importância de manter o imóvel livre de potenciais criadouros para o mosquito Aedes aegypti. “A prefeitura também tem feito sua parte, desenvolvendo atividades efetivas, como o Programa de Gestão de Resíduos Sólidos (Eco Pontos), realizando a limpeza e manutenção de áreas públicas visando à recuperação dos espaços e desenvolvendo o projeto de coleta seletivo”, conclui Eder.

Vila Real

Em fevereiro, o Setor de Vigilância e Controle de Zoonoses e Vetores de Várzea Paulista intensificou o combate contra a dengue na Vila Real, durante uma semana. O intuito foi realizar cerca de cinco mil visitas domiciliares e orientar os moradores sobre as formas de prevenção e retirada de criadouros do interior dos domicílios. Além do trabalho de visitas, foi realizada pela Secretaria de Infraestrutura Urbana a ação de cata treco.

Palestra no Cras Central

Os moradores da região do Jardim Promeca participaram em março do projeto “Vivendo e Aprendendo”, do CRAS Central. Os munícipes participaram de uma palestra sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e receberam dois informativos: um sobre o Aedes aegypti e outro acerca do Ecoponto (local para descarte de resíduos como madeira e gesso), feito em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.