asdadsad

Revista Online

PopUp
Menos trânsito e mais segurança
 
A  travessia liga os dois trechos da Rua Aparecida do Norte e serve como ponte de ligação entre os bairros Jardim América I e Jardim Paulista. O tempo de viagem entre os dois locais é reduzido em 5 minutasdadsados, e o trajeto entre os bairros fica 1 km menor. “Não havia sentido na volta que os condutores precisavam fazer para acessar uma parte dos Jardins Américas e o Jardim Paulista. A nova ligação vai reduzir o tempo de deslocamento desses motoristas e faz com que não precisem mais enfrentar o trânsito exagerado próximo aos estabelecimentos comerciais da Avenida Paraibuna (sequência da Rua Sorocaba) e a fila de veículos, nos momentos de pico”, explica Germano.
 
A Secretaria de Infraestrutura Urbana gerenciou os trabalhos de construção da nova via, nos últimos meses. Abaixo da ponte de ligação, foram colocadas aduelas, para escoamento de águas pluviais. Também foram feitas calçadas para a passagem segura dos pedestres e acessibilidade para pessoas com deficiência.
 
Segundo Germano, a área próxima à nova via também recebeu intervenções significativas. “Antigamente, o local era escuro, cheio de mato e destino de depósito irregular de resíduos como entulho e lixo. A Prefeitura revitalizou o espaço com: limpeza, instalação de bancos, poda de árvores e plantio de grama”.
 
O secretário Renato Germano explicou, durante a inauguração, que o eixo da obra teve de ser um pouco deslocado, sem prejudicar os aspectos técnicos da construção. A alteração do projeto inicial se deu em razão da existência de uma adutora da Sabesp no trecho onde ficaria uma parte das aduelas (canais de escoamento de águas pluviais) sob a nova ponte.
 
Para que fossem feitas essas instalações, seria necessário obter uma outorga do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), do Governo Estadual, em um processo que poderia demorar até dois anos, prazo em que expiraria o financiamento feito junto à União, para o custeio da obra. Além disso, havia a proximidade de uma torre de energia, em uma parte do terreno de propriedade da CPFL.
A sinalização adequada foi providenciada pela Secretaria de Trânsito.
 
A Prefeitura também já está viabilizando a iluminação da área revitalizada, por meio de uma parceria com a iniciativa privada. Até junho, as instalações deverão estar concluídas.