Diretoria nova do FUSSBE toma posse

Gestão Pública - Destaques
Membros da chapa vencedora das eleições são empossados para administrar fundo previdenciário dos servidores de Várzea Paulista, nos próximos dois anos

A chapa vencedora das eleições realizadas na quarta-feira (25), para a administração do FUSSBE (Fundo de Seguridade Social e dos Benefícios dos Funcionários Públicos de Várzea Paulista) tomou posse na sede do órgão, na tarde da última terça-feira (31). Os sete titulares, que contarão com sete suplentes, formalizaram a posse, na presença do prefeito Juvenal Rossi e representantes de agências varzinas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. A nova diretoria administrará o fundo previdenciário pelos próximos dois anos.

Presidente pelos últimos dois anos, Alessandro Botrel passou a faixa a Paulo Roberto de Campos, que já tem experiência como tesoureiro da diretoria. O servidor se mostrou satisfeito com as medidas adotadas por sua gestão, para a saúde financeira do FUSSBE, como a administração da dívida herdada e a transparência que marcou o mandato de sua equipe e é reconhecida pelos servidores municipais, segundo ele.  “Existiram muitas dificuldades, mas graças a Deus conseguimos superá-las”.

O gestor recomendou que a nova diretoria trabalhe sempre com o objetivo de beneficiar os servidores e em segurar as aposentadorias. Muitos funcionários inativos usam o benefício, inclusive, para gastos com remédios. Botrel também afirmou contar com o prefeito, para que busquem soluções, junto da nova administração do fundo, à manutenção da saúde financeira do fundo, em médio e longo prazos. Ele também deixou claro que poderá ajudar a mobilizar os servidores, para que participem de discussões sobre a questão, junto ao governo.

O ex-presidente explica que, se não for bem gerido, o regime poderá representar problemas aos servidores aposentados e à própria sociedade, que poderá ter de arcar com mais tributos futuramente, para o custeio da reserva. “O FUSSBE é o bem maior do servidor público. Se ele não estiver saudável, todos terão a perder”, explica.

O prefeito Juvenal Rossi recomendou aos novos administradores que atuem tendo em vista a relevância do fundo. “Espero que o próximo presidente tenha a chance de enxergar a importância do FUSSBE”. Nesse sentido, ele destacou a importância do fundo, motivo pelo qual a administração tem buscado, apesar da grave crise econômica enfrentada pelo país, honrar o pagamento da contribuição patronal (paga pela Prefeitura) mensal – aproximadamente R$ 1,3 milhão. A gestão refinanciou a dívida do valor aproximado de R$ 31,8 milhões, logo no início do atual mandato, o que resultou em dois acordos (um em 240 vezes e outro em 60 vezes). A soma dos dois parcelamentos é corrigida mensalmente e, neste mês, consistiu na soma aproximada de R$ 240 mil. “Vou lutar até o último dia de meu mandato, para honrar tudo o que eu puder”, comprometeu-se.

“Eu estou lidando com um benefício que é utilizado por muita gente e isso, mal administrado, tem consequências irreversíveis”, expôs. O benefício é muito significativo aos funcionários aposentados, em geral, na avaliação do prefeito. “A aposentadoria é o salário do servidor inativo, que encontra sérias dificuldades para ter chances do mercado de trabalho, conforme avança sua idade. Eu mesmo vivenciei esse problema”.

Rossi também se colocou à disposição para ajudar a assegurar que o fundo mantenha sua saúde financeira, no longo prazo, com medidas concretas, em entendimento comum com a nova diretoria. “Farei o máximo possível, com transparência, porque sei da importância do FUSSBE”.

Eleição interna

Além do nome do novo presidente do órgão, os titulares da chapa vencedora já escolheram os nomes do tesoureiro, Hudson Barbosa, e do vice-presidente, José Maria Bernardo. Foram eleitos sete titulares, com seus devidos suplentes, que terão representantes de servidores ativos e inativos da Prefeitura, além de funcionários da Câmara Municipal.

Funcionamento

Os diretores do FUSSBE realizam uma reunião por mês e, de acordo com a necessidade, encontros extraordinários, eventualmente.