Iniciativa visa conscientizar as crianças e famílias sobre o meio ambiente


No encontro, o palestrante Odair Ferreira enfatizou a importância de trabalhar as atividades práticas sustentáveis para atingir as crianças e, também, os pais. “Podemos dizer que cada lixo que produzimos deve ser coletado de forma diferente. Precisamos separar o que é reciclável do que não é. É necessário refletir na escola para agir em casa”, explica.
Na palestra, estiveram presentes aproximadamente 90 crianças, das 3ª, 4ª e 5ª séries. De acordo com a diretora da escola, Iraci Alves Franchischetti, o projeto não busca somente embasamento teórico. “Como trabalhamos a conscientização da reciclagem, esse projeto vai acrescentar o conhecimento interno e prático”, considera.
De acordo com a diretora de Projetos Educacionais Especiais, Vani de Paula Martins, a educação em conjunto com a família, é à base da formação da criança, motivo pelo qual o projeto deve oportunizar discussões, reflexões e ações diretas no dia a dia de cada aluno. “O objetivo é que a criança consiga construir conceitos, valores e hábitos ambientais, para que se torne um cidadão consciente da importância das ações de hoje, pois vão refletir diretamente no futuro do planeta”, pondera.
Ela ainda destaca que o projeto “Não nos descarte, somos recicláveis!” objetiva ajudar os alunos a perceber seu papel como agentes e transformadores do meio e reconhecer os efeitos de suas atitudes no mundo em que vivem. “Estamos contribuindo para a transformação de Várzea Paulista”, finaliza.
O projeto segue nas escolas até o dia 17 de junho, data em que será criada uma confecção de papel reciclável, pelos alunos d ano na própria unidade. O desenho deverá ser pertinente ao tema, de forma que traduza o que foi apreendido. Por fim, as escolas deverão encaminhar o trabalho melhor representar a proposta para a Secretaria de Educação até o próximo dia 30. Os melhores desenhos ficarão expostos na sede do órgão.
O projeto visa acima de tudo estimular a preocupação com as situações relacionadas ao meio ambiente, já que o movimento se apresenta como resultado da conscientização da sociedade que passou a cobrar uma postura responsável nas ações dos cidadãos. A educação ambiental está atrelada a conhecimentos que vão intervir diretamente na qualidade de vida.