SOS Cidadão realiza palestra sobre conscientização ambiental

Saúde - Cotidiano
No encontro, foi ensinado como fazer compostagem com lixo utilizado em casa 
 
O SOS Cidadão de Várzea Paulista realizou, nesta segunda-feira (30), uma palestra em parceria com o grupo Composta Ação, sobre “Como preservar o Meio Ambiente através da criação de compostagem”, onde o intuito foi utilizar os resíduos produzidos em casa e transformar em adubo, para diminuir os impactos ambientais. 
 
Segundo a proponente do grupo Composta Ação, Giane Barbosa, a palestra visa acima de tudo, trabalhar em coletivo, apresentar para os assistidos os impactos ambientais e, então, propor uma solução que á criação de um composto orgânico para a unidade. “A ideia desse projeto é enfatizar que somos responsáveis pelo lixo que produzimos e com base nisso, propor soluções cabíveis”, explicou.
 
No encontro, a coordenadora do SOS Cidadão, Tailane Pereira Souza, enfatizou a importância da palestra para a unidade. “É fundamental a participação de todos os assistidos e funcionários, porque aprendemos como criar o composto orgânico e através disso, diminuir o lixo que produzimos”, considerou. 
 
Composto orgânico 
 
Compostagem é o processo de transformação do lixo orgânico em adubo. A compostagem pode ser feita de resíduos vegetais de lavoura, de grama, restos de vegetais oriundos da cozinha, esterco de animais vegetarianos, bem como de muitos outros materiais. 
 
A compostagem pode ser feita em uma caixa que possuía fundo para escoamento de água. Quem não tem muito espaço pode adquirir uma lata de lixo plástico grande e retirar boa porção do fundo. Para cobrir, deve-se usar uma lona ou chapa de papelão. O processo, conforme o manejo destes resíduos, leva em torno de 60 dias para se decompor.  
 
Doação 
 
Na ocasião, Tailane Pereira Souza, além de enfatizar a importância do projeto composto orgânico, lembrou-se da campanha em arrecadar alimentos e roupas para a unidade. “Além disso, hoje temos também o projeto de arrecadação de alimentos e roupas. Estamos aceitando luvas, sapatos e vestimentas em geral, além de produtos de higiene pessoal”, lembrou à coordenadora. 
As doações podem ser realizadas na sede da unidade que fica localizada na Rua dois, nº 27, Jardim Bertioga. Para mais informações pode entrar em contato através do 4493-2895.