Moradores do Mursa realizam trabalho de reflorestamento

Meio Ambiente - Destaques
Foram plantadas aproximadamente 100 mudas na Serra do Mursa, além de centenas de sementes
 
 
Há mais de oito anos, José Carlos Bissoli, 73 anos, morador do Sítio do Mursa, realiza trabalhos voluntários de preservação do meio ambiente. Vice-presidente da Amavap – Associação de Moradores, Proprietários e Amigos da Macrozona Ambiental de Várzea Paulista –, busca conscientizar, juntamente com a diretoria e colaboradores da associação, a preservação das espécies de aves que há na Serra. 
 

De acordo com “Seu” Bissoli, a iniciativa teve início quando moradores locais perceberam que a área da Serra do Mursa estava com poucas aves. “Quando nos demos conta de que havia muitas árvores, mas poucas aves, iniciamos esse projeto de plantar mudas frutíferas, para atrair os pássaros”, explicou. 
 
Com aproximadamente 100 mudas frutíferas entre elas cereja, coquinho, pitanga e abacate, Bissoli juntamente com a associação sobe a Serra do Mursa para plantar vida. “Separamos também sementes variadas entre elas de flores e frutas e vamos jogando pelo caminho, pois o solo da área é fértil e em poucos meses esses brotos dão vida”. 
 
Questionado sobre a sensação de contribuir com meio ambiente, enfatiza: “Quando temos a oportunidade de fazer o bem, devemos fazê-lo. A recompensa é o crescimento como ser humano”. 
 
O ativista faz, contudo, um alerta: “as pessoas jogam muita sujeira na Serra, fazem queimadas, enfim. Duas vezes por mês realizamos a vistoria para ver o crescimento das mudas e colher o lixo deixado pelos moradores”. 
 
Romeu Giovani, 71 anos, morador do Sítio do Mursa há 38 anos, participa da associação desde a fundação, também deixou seu recado. “É espetacular você plantar as mudas e, depois de 2 meses, voltar e ver as plantas gerando frutos”, explicou. 
 
Amavap 
 
Associação de Moradores, Proprietários e Amigos da Macrozona Ambiental de Várzea Paulista, atualmente, é composta pelo presidente José Carlos Tresmonde, vice-presidente José Carlos Bissoli, diretores e colaboradores, Regina Gut, Aparecido Gut e Júlio Szabo que, em parceria com APP (Área de Preservação Permanente), realiza propostas para enfrentamento de problemas ambientais.   
 
Encontro 
 
A associação realizou o encontro no último sábado (21), no bar João Gandolfo, sítio do Mursa, para subir a Serra e plantar muda.