Prefeitura confirma parceria com a Companhia de Dança Rayssa Francesconi

Esporte e Lazer - Destaques
A Cia participou de Festivais competitivos, ganhando premiações e também levando eventos culturais para toda a região
 
A Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer firma parceria com a Cia de Dança Rayssa Francesconi. O projeto, que faz parte do Programa de Qualificação em Artes da Secretaria da Cultura do Estado, gerenciado pela organização social POIESIS, visa fomentar o meio cultural na cidade e nas regiões. 
 
De acordo com o Secretário Adjunto de Cultura, José Moreyra, esta união é de extrema importância para a cidade. “A Prefeitura vai apoiar o projeto na divulgação, transporte quando for preciso ir a outros lugares, além de apoiar com o espaço para ensaios”, explica. 
 
Para a professora e coreógrafa, Rayssa Francesconi, trazer o espetáculo para a cidade significa expressar a esperança na cultura e na transformação que ela faz com o ser humano através da arte. “O apoio da prefeitura para a Companhia é fundamental, pois mostra que nossa cidade está aberta para receber, investir e apoiar nossa cultura”, considerou. 
 
A Cia de Dança Rayssa Francesconi vai realizar nos dias 16, 17 e 18 de setembro, em Caraguá, o espetáculo “Cartas”, em que retrata a história de algumas pessoas que foram marcadas por cartas enviadas, recebidas ou guardadas ao longo do tempo. Trazendo consigo as marcas de diferentes histórias onde a plateia consegue ver um pouco de si nos relatos. 
 
A apresentação da peça acontece aqui na cidade nos 5 e 6 de novembro, no Espaço Cidadania, com entrada gratuita. 
 
O espetáculo – Cartas 
 
O Espetáculo que atualmente está passando pelo processo de criação pelas coreógrafas Rayssa Francesconi e Raissa Maglio, orientação do coreógrafo e professor Fernando Machado (Orientador da Cia pelo projeto qualificação em dança), para que em conjunto traga o melhor e mais amplo conhecimento na técnica contemporânea, composição coreográfica, cenografia, figurinos, músicas, entre outros. 
 
O intuito é fazer as pessoas terem outro olhar sobre as cartas, relembrar do seu passado, enxergar o seu futuro e trazer uma reflexão sobre alguns fatores que estão em falta nos dias de hoje. 
 
O Projeto de Qualificação em Dança
 
O Projeto tem como objetivo fornecer um espaço de comunicação e visibilidade às diversas manifestações existentes no universo da dança em todo o estado. Com uma filosofia de descentralização, o diálogo se estabelece e oferece atividades formativas no setor da dança, dando prioridade às realidades artísticas que se desenvolvem fora dos centros culturais das grandes cidades.
 
O objetivo é criar oportunidades para o diálogo de artista para artista, além de valorizar as iniciativas artísticas de cada grupo fornecer ferramentas para o desenvolvimento e ampliação das atividades. 
 
O Projeto de Qualificação em Dança visa contribuir para a ampliação do repertório artístico de grupos, companhias e coletivos, fomentando o desenvolvimento crítico e reflexivo sobre dança; por meio de ações de orientação artística, workshops, palestras, minicursos, entre outras ações de qualificação na área. 
 
A companhia
 
A Cia de Dança Rayssa Francesconi foi fundada no ano de 2014, pela professora e coreógrafa Rayssa Francesconi, na cidade de Várzea Paulistas na Avenida Fernão Dias Paes Leme, 950, centro.
 
Este ano, a coreógrafa, Rayssa Francesconi, procurou algo que “completasse” os bailarinos da CIA de forma que levasse estes a uma maturidade maior enquanto bailarinos e como equipe.