Prefeito visita obras de novo abrigo da cidade

Infraestrutura - Destaques
Espaço, no Jardim São Guido, está sendo reformado, para passar a atender 20 jovens a partir do mês que vem

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, visitou, na tarde da última sexta-feira (13), os preparativos do prédio adquirido pelo Sítio Agar, instituição vencedora da licitação para atender vinte jovens de até 18 anos. As crianças e adolescentes eram, anteriormente, assistidas pela Casa Transitória Menino Jesus. Na vistoria, o gestor conversou com o fundador da instituição, Frei Antônio, sobre detalhes e possíveis cooperações mútuas, a fim de que os trabalhos corram o mais rápido possível.

A ideia é que o espaço esteja em condições de abrigar as crianças dentro de aproximadamente um mês. “A casa deve estar pronta para esse atendimento. Isso é o mais importante”, destacou Antônio.

O prefeito aproveitou o momento para colocar a administração à disposição do Sítio Agar, de forma a viabilizar todos os trâmites burocráticos, o mais rápido possível. Frei Antônio disse que também conta com o apoio do executivo municipal, por meio de mão-de-obra para ajustes como possíveis podas ou retiradas de árvores do terreno.

Rossi reconheceu o esforço da administração do abrigo, para deixar o prédio pronto o mais rápido possível, para acolher as crianças.
A gestão municipal também fará tudo o que for necessário, segundo o prefeito, para ajudar a obter doações a essa importante iniciativa, uma vez que a cidade tem em seus munícipes uma relevante fonte de boas ações. “Várzea Paulista está acostumada a ajudar  e contribuir”.

Estrutura

O terreno, de 120 mil m², conterá uma residência com seis dormitórios, quatro banheiros (apenas para meninos ou meninas), cozinha, sala de estar, lavanderia, escritório. Também se destacam um campo de futebol, a piscina e uma área de lazer para os abrigados. Na avaliação de Frei Antônio, o conforto é fundamental para que os jovens tenham dignidade em seu novo lar, na visão de Frei Antônio. “Gosto de trabalhar em um lugar, onde eu gostaria de morar, caso precisasse”, explicou.

O trabalho caridoso e altruísta de Frei Antônio foi muito elogiado pelo prefeito. “É importante que essas crianças, até mesmo pelas dificuldades que enfrentaram em suas famílias, tenham um lugar digno para morar”.

Próximos passos

Como a Casa Transitória Menino Jesus acolhia cerca de 40 crianças, além do chamamento já concluído, será necessário um segundo processo licitatório, no segundo semestre. O Sítio Agar também pretende participar e, por essa razão, está viabilizando uma construção ampla e espaçosa para possivelmente atender mais 20 crianças, além das 20 que abrigará neste primeiro momento.
As crianças, neste momento, estão abrigadas em outras cidades, cinco delas inclusive na unidade do Sítio Agar, em Polvilho, na cidade de Cajamar.

Sobre o Sítio Agar

O Sítio Agar foi criado pelos Monfortinos, ordem religiosa francesa, da qual Frei Antônio faz parte, e de instituições filantrópicas da Holanda. A ideia inicial, segundo o gestor, foi atender crianças portadoras do vírus HIV.

A instituição conta com doações de seus associados, além de apoios do governo e empresas, para conseguir se manter.

A entidade, que já atendeu centenas de crianças, com ou sem o vírus HIV, além de idosos, também possui oficina de costura, padaria e cursos de informática, que contemplam os munícipes da região de Cajamar e ainda servem como base profissional para os jovens assistidos.

O Sítio Agar, em Cajamar, possui quatro casas: três para crianças soropositivas (casas Agar) e uma para aquelas afastadas de suas famílias (Casa de Ismael). O espaço conta com 2.500 m² de área construída, em um terreno que totaliza 12 mil m².

As crianças estudam, têm momentos de descontração e recebem os cuidados médicos necessários, para levar a vida de forma normal.