Projeto Pontos MIS exibe filme “Os 12 trabalhos” neste sábado (14)

Esporte e Lazer - Destaques
O Pontos MIS de Várzea Paulista fica localizado na Praça do CEUs
 
A Prefeitura realiza neste sábado (14), na Praça do CEUs (Centro de Artes e Esportes Unificados), a apresentação do filme “Os 12 trabalhos”, projeto realizado pelo Pontos MIS em parceria com o Governo do Estado e o Museu da Imagem e do Som. O projeto Pontos MIS nasceu com o objetivo de promover a circulação e difusão audiovisual, a formação de público e a circulação de obras do cinema. 
 
O projeto, em Várzea Paulista, teve início no dia 28 de abril com a realização da oficina “Produção de Vídeos para Internet”. “O intuito é levar a programação do MIS para as principais linhas de atuação e estimular a profissão audiovisual aos municípios”, esclarece o agente cultural, Luiz Eduardo Oliveira. 
 
De acordo com Luiz, as oficinas tem duração de 4 horas e ocorrem uma vez por mês, em que pessoas de várias faixas etárias aprendem  a execução de vídeos para a internet.  
 
No dia 29 de junho ocorrerá a oficina com tema “Cine Terror” para crianças a partir de 7 anos. Nesta oficina os participantes realizam um curta-metragem de terror com base em suas próprias ideias ou contos da região. As gravações acontecem com câmeras digitais, manuseadas pelos próprios participantes, que também dirigem e podem atuar nas cenas. A primeira edição do filme é realizada e exibida no próprio local. O filme é finalizado e enviado para os participantes uma semana após a realização da oficina. 
 
Pontos MIS 
 
A chave do sucesso do programa foi diagnosticar a demanda e a necessidade de criação de espaços alternativos de exibição em cidades do estado de São Paulo para promover o acesso ao cinema e a formação de público. O Pontos MIS elabora a programação e o material de divulgação, a cidade por sua vez oferece a infraestrutura necessária (espaço adequado para as exibições, equipamentos e equipe), além de articular regionalmente a divulgação. Mensalmente, são enviados de um a dois programas de filmes diferentes para exibição, sendo eles, na maior parte das vezes, composto por 1 curta e 1 longa-metragem. Além do programa de filmes, as cidades recebem  oficinas audiovisuais, teóricas e práticas, além de bate-papo com o eventual diretor do filme exibido. 
 
Atualmente, o Programa Pontos MIS conta com um catálogo de mais de 100 filmes diferentes, nacionais e internacionais de grande diversidade temática para atender às diversas solicitações e realidades locais.
 
Da mesma forma ocorre com as oficinas audiovisuais e bate-papos com diretores. O Programa conta com aproximadamente 30 oficinas audiovisuais de temas e abordagens variadas, voltadas para distintas faixas etárias, todas ministradas por grandes referências do audiovisual. Essas ações de formação contribuem para dinamizar os espaços culturais nas cidades e promover o desenvolvimento de processos criativos continuados, além de criar uma geração de produtos culturais, como vídeos de curta metragem e fotografias, materiais estes que em muitos municípios foram utilizados para o desenvolvimento de novas iniciativas como mostras, concursos, documentação e registro nos territórios em que atuam. 
 
 O Programa tem papel fundamental não somente no desenvolvimento e difusão da linguagem audiovisual, mas também potencializa iniciativas e ações locais para melhor atender à população do município. 
            
 Evento 
 
A exibição do filme “Os 12 Trabalhos” acontece neste sábado (14), às 18 horas, na Praça do CEU – que fica localizada na Praça do CEU – Rua João Póvoa, s/nº Jardim do Lar, s/n. Próximo ao Facilita.