Marginal do Rio Jundiaí é arborizada

Meio Ambiente - Destaques
Empresa Cesari vai plantar mais de 8.900 árvores ao longo da via
 
Toda a extensão da Marginal do Rio Jundiaí em Várzea Paulista será arborizada. A iniciativa é o resultado de um compromisso ambiental do grupo Cesari Complexo Logistico, que está se instalando no bairro da Ponte Seca. 
 
Para iniciar as obras de seu pátio, a empresa teve que cortar eucaliptos e árvores nativas de copa isolada. Como o município possui desde 2014 a Lei nº 2.220, que dispõe sobre  ‘Poda e Supressão de Árvores’, a ação gerou um compromisso ambiental, no qual devem ser plantadas e cuidadas por dois anos 8.906 árvores. 
 
Para isso, a Prefeitura disponibilizou toda a extensão da Marginal Direita do Rio Jundiaí e também o lado esquerdo da via, no trecho do bairro Ponte Seca. “A criação da lei foi fundamental para que a iniciativa do plantio fosse concretizada. Sem ela, o replantio poderia acontecer em outras áreas ou até mesmo em outra cidade”, relata. “Nosso intuito é que, até o final do ano, toda a marginal esteja arborizada”, afirma o secretário de Meio Ambiente, João de Lima. 
 
Além de embelezar a via e recuperar o habitat natural da área, a arborização ajuda a conter a erosão. “O enraizamento das árvores tem a função de grampear o solo e contribui para evitar a erosão das margens do rio. Serão plantadas árvores nativas, que fazem parte do bioma da região”, explica João. 
 

Trator Roçadeira 
 
A limpeza da Marginal do Rio Jundiaí está sendo feita por um trator roçadeira de braço articulado. A máquina caminha por área plana e faz a roçagem das áreas inclinadas, como a margem do rio. “Esse maquinário é capaz de suprir a atividade de 30 homens, trazendo rapidez e segurança ao serviço”, conta o secretário de Meio Ambiente. 
 
O trator foi alugado pela empresa Cesari, para fazer a limpeza da marginal e agilizar o plantio das árvores, mas a Prefeitura tem a intenção de adquirir um exemplar do equipamento. “Esse é um equipamento diferenciado, que ajudaria muito o trabalho de roçagem feito por nós”, conclui João.