Meio Ambiente faz reunião sobre visitas a Serra do Mursa

Meio Ambiente - Destaques

Grupos se organizam pelas redes sociais e acampam no local sem autorização dos proprietários ou acompanhamento de monitores

Na última sexta-feira (6) foi realizada uma reunião entre moradores do bairro do Mursa, representantes da Guarda Civil Municipal e o secretário de Meio Ambiente, João de Lima, para discutir meios de conter as frequentes visitas não monitoradas a Serra do Mursa.

O encontro, realizado na igreja do bairro, foi motivado por uma atividade organizada pelas redes sociais, há cerca de 20 dias, que levou aproximadamente 400 pessoas para acampar em uma área particular da Serra. “Além de não terem autorização do proprietário, os visitantes deixaram sujeira, realizaram queimadas e furtaram mudas de árvores”, relata o secretário após conversa com os moradores.

Durante a reunião ficou acordado que os proprietários de áreas no Mursa enviarão um ofício para coibir visitações em grande quantidade e sem monitoramento a Guarda Civil Ambiental da região, a Polícia Militar e ao Ministério Público. “A intenção não é proibir as visitações, mas evitar a degradação da área e possíveis queimadas”, afirma João de Lima.

Também foi solicitada orientação dos monitores da Serra do Japi, para dividir sua experiência em visitações monitoradas. “Estamos aguardando um retorno dos monitores para agendar um encontro”, adianta o secretário. “Vamos atuar de maneira coletiva diante deste problema vivido pelos moradores do Mursa”, conclui João.