Prefeitura realiza fiscalização na Avenida das Lélias

Infraestrutura - Destaques

Após limpeza, reparos no pavimento e desassoreamento na via, no Sítio São José, descarte irregular volta a acontecer

A Prefeitura de Várzea Paulista finalizou, na última semana de maio, a revitalização na Avenida das Lélias, no bairro Sítio São José. A equipe da Secretaria de Infraestrutura Urbana fez vários reparos no pavimento, além do desassoreamento dos dois canais de água que desaguam na área do futuro reservatório próximo ao Córrego Bertioga e a limpeza de toda a extensão da via.  No entanto, na última sexta-feira (6), voltou a ocorrer o descarte irregular na Avenida.

De acordo com o agente de fiscalização da Infraestrutura Urbana, Maurício Veronezzi, antes de realizar todo o trabalho de limpeza no local, a Prefeitura disponibilizou folders e orientou a comunidade sobre o descarte ilegal. “Foi feita a limpeza na avenida, mas logo após, houve o despejo de descarte irregular”, salientou.

Segundo o agente, a Prefeitura vai fazer nos próximos dias o levantamento dos indícios de quem possa ser responsável pelo descarte indevido. “A Prefeitura vai fazer o levantamento de endereço do responsável, que depois poderá ser multado no valor de sete mil e quatrocentos reais”, esclareceu.

Ecoponto

A cidade conta, desde maio de 2015, com um Ecoponto, local para destino ambientalmente correto de materiais como vidro, metais, areia e móveis desmontados. É permitido o descarte de materiais como pisos, blocos, cerâmica, areia, vidro, metais, pneus, louças, reboco, móveis (desmontados), plástico, madeira, pallets, pontaletes, concreto, eletrônicos, telhas de cerâmica e eletrodomésticos, objetos que muitas vezes, são descartados irregularmente em via pública.

O local não recebe, contudo, materiais como pilhas, colas, óleos, gesso, tintas, resinas, baterias, amianto, lâmpadas, lixo industrial, lixo hospitalar, lixo doméstico, materiais orgânicos e produtos químicos. O serviço funciona na Rua Atroaris, s/n, no Jardim Continente, junto à usina de asfalto da Prefeitura. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 7 às 16 horas, e aos finais de semana das 8 às 13 horas.

Multas

O setor de fiscalização da Prefeitura informa existem Leis Complementares vigentes (Lei, N° 84 de 12 de junho de 2001 e Lei N° 1931 de 28 de março de 2008) que tem a finalidade de orientar sobre a obrigatoriedade do proprietário e inquilino de manter suas calçadas livres e com mobilidade. As multas, quando fiscalizadas, podem chegar até 6 mil reais em residência comum.

Por isso, é importante que a população faça sua parte e, ao presenciar um descarte irregular, faça a denúncia à Guarda Ambiental (telefone 153) ou ao Setor de Fiscalização da Prefeitura (4596-9665). Após limpeza, reparos no pavimento e desassoreamento na via, no Sítio São José, moradores voltam a fazer descarte irregular telefone 153) ou ao Setor de Fiscalização da Prefeitura (4596-9665).