Alunos de Várzea Paulista aprendem sobre Posse Responsável

Saúde - Cotidiano
Vídeos e cartilha informativa têm como objetivo evitar o abandono e maus tratos contra os animais
 
Nesta segunda-feira (02), ocorreu mais uma edição do projeto de Posse Responsável, realizado pelo Setor de Vigilância e Controle de Zoonoses. O trabalho consiste em palestras para os alunos da rede municipal de ensino sobre os cuidados com os animais, no intuito de evitar os maus tratos e o abandono dos bichinhos de estimação. A palestra foi realizada na Cemeb Anísio Teixeira, no Jardim América III.
 
O coordenador técnico do setor, Eder Carmanini, explica que o projeto é aprimorado a cada edição. “A intenção é melhorar cada vez mais, começamos só com os vídeos, agora já temos as palestras e material apostilado, criar essa parceria com a rede de educação municipal é muito interessante”. 
              
De acordo com supervisora departamental de Saúde Coletiva, Alinne Fernanda dos Santos, o objetivo é ensinar as crianças a ter uma relação harmoniosa com os animais. “Ensinamos que os animais não são objetos. Eles precisam de cuidados, carinho e alimentação adequada, o que demanda tempo e dinheiro”, explica. “Por isso, a família precisa estar consciente sobre todas as necessidades do animal, para que não ocorram abandonos, o que é um crime”, afirma a supervisora. 
               
Segundo a médica veterinária e uma das palestrantes, Karina Dorta, a apresentação consiste em vídeos e na distribuição de uma cartilha informativa sobre Posse Responsável. “Nessa idade as crianças já podem ajudar nos cuidados com os animais. Então é importante que aprendam a maneira correta de fazer”, diz. “Além disso, queremos que os alunos repassem aos pais as informações e, assim, os animais sejam tratados da maneira correta”, ressalta.