Prestação de contas chega ao bairro Cidade Nova II

Educação - Destaques
Durante o encontro, moradores terão informações sobre avanços da cidade

No dia 04 de maio (quarta-feira), a edição “Roda de Conversa com a Prefeitura” será realizada na Cemeb Erich Becker – Rua dos Canários, nº 160, no cidade Nova II. Entre os assuntos a serem discutidos no encontro, estão a ampliação da UBS, educação inclu-siva e a academia ao ar livre.

Ampliação UBS (Unidade Básica de Saúde)

Em 2014, A Unidade Básica de Saúde do bairro Cidade Nova II foi ampliada com uma área de 130 m². Além disso, foi implantado um posto odontológico, algo que já era uma grande necessidade da Unidade Básica nesta região.

A UBS foi reformada em toda a parte interna, incluindo salas de vacina, dispensário, sala de grupos, depósito, hall, copa, cozinha, sala de expurgo e esterilização, sanitário de funcionários. O equipamento também conta com salas de espera, curativos, inalação, sala de G.O e enfermagem.
A nova cara dada à unidade foi importante para melhor atender os mais de 12 mil munícipes contemplados por ela, de cinco bairros da cidade: Cidade Nova II, Jardins América I e II, Jardim São Vitor e Jardim Novo Mundo.
Educação inclusiva

As escolas municipais de Várzea Paulista estão adaptadas para a nova lei de inclusão para crianças com deficiência. Foram estabelecidas as normas para a Educação Especi-al, onde ampliou de 1 para 14 salas os recursos multifuncionais nas escolas regulares no Sistema Municipal. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço especial, colocado à disposição dos alunos com deficiências intelectual ou sensorial (visão e audição); transtorno do espectro autista; ou de altas habilidades/superdotação.

O serviço identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, a fim de oferecer estratégias de apoio e complementação de acordo com as necessidades específicas de cada aluno. Este atendimento se dá no turno inverso da classe regular, não sendo substitutivo às classes comuns. É realizado na própria escola em que o aluno estuda ou na mais próxima de sua residência.

A escola que faz esse atendimento no bairro é a CEMEB “Erich Becker”– que atendem CEMEB “Florestan Fernandes” e CEMEB “Anísio Teixeira”.

Academia ao Ar Livre

Em novembro de 2014, foi inaugurada a academia ao ar livre no Cidade Nova II. O espaço conta com 10 aparelhos de ginástica e alongamento, além de um parquinho. A obra faz parte de um convênio com o Governo Federal, no valor de R$ 98.202.44, dos quais R$ 8.539,34 foram custeados pela Prefeitura. O contrato contemplou também outras três academias: Praça da Bíblia, Jardim Promeca e Vila Popular.