Prefeitura realiza revitalização da Avenida das Lélias

Infraestrutura - Destaques

Via, no Sítio São José, recebeu uma grande limpeza, reparos no pavimento e desassoreamento de canais

A Prefeitura de Várzea Paulist finalizou, na última segunda-feira (25), a etapa principal da revitalização na Avenida das Lélias, no bairro Sítio São José. A equipe da Secretaria de Infraestrutura Urbana fez vários reparos no pavimento, além do desassoreamento dos dois canais de água que desaguam na área do futuro reservatório próximo ao Córrego Bertioga e a limpeza de toda a extensão da via.

Segundo o secretário da pasta, Renato Germano, a via já recebeu várias limpezas, mas, infelizmente, ainda existem descartes de resíduos como entulhos no local, motivo pelo qual se fez necessária a operação em toda a extensão da avenida. “Também há dois loteamentos irregulares, cujos proprietários foram notificados, que geraram uma diferença significativa no nivelamento do solo e, consequentemente, com chuvas torrenciais recentes, o grande deslizamento de barro para os canais existentes na via e o aumento do nível da água, o que gerou a necessidade de fazer o desassoreamento”, explica.

Nesta semana, serão colocadas placas de conscientização sobre a necessidade de que a conservação do espaço seja empreendida pelos moradores. Para a finalização do trabalho, falta apenas a colocação de duas tampas de galerias de águas pluviais, prevista para a próxima semana.

Engajamento da população

Segundo o gestor, infelizmente, no último final de semana, foi feito o depósito irregular de entulhos no local revitalizado, por um morador local. O gestor explica que esse tipo de descarte acaba por acontecer, em geral, aos finais de semana ou à noite, momentos em que não há fiscalização de agentes da Prefeitura.

Por isso, é importante que a população faça sua parte e, ao presenciar um descarte irregular, faça a denúncia à Guarda Ambiental (telefone 153) ou ao Setor de Fiscalização da Prefeitura (4596-9665). “Se for feita uma foto, possivelmente com a placa do veículo de quem fez a ação proibida, poderemos tomar as medidas necessárias”, finaliza.

Ecoponto

A cidade conta, desde maio de 2015, com um Ecoponto, local para destino ambientalmente correto de materiais como vidro, metais, areia e móveis desmontados. É permitido o descarte de materiais como pisos, blocos, cerâmica, areia, vidro, metais, pneus, louças, reboco, móveis (desmontados), plástico, madeira, pallets, pontaletes, concreto, eletrônicos, telhas de cerâmica e eletrodomésticos, objetos que muitas vezes, são descartados irregularmente em via pública.

O local não recebe, contudo, materiais como pilhas, colas, óleos, gesso, tintas, resinas, baterias, amianto, lâmpadas, lixo industrial, lixo hospitalar, lixo doméstico, materiais orgânicos e produtos químicos. O serviço funciona na Rua Atroaris, s/n, no Jardim Continente, junto à usina de asfalto da Prefeitura. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 7 às 16 horas, e aos finais de semana das 8 às 13 horas.