Roda de Conversa com a Prefeitura atende moradores do Parque Guarani

Educação - Destaques
Entre os assuntos discutidos, estarão as melhorias na região incluem a construção do Muro de arrimo nesta mesma rua e o campo da Marajó

A Prefeitura de Várzea Paulista realizará nesta quarta-feira (27), a Roda de Conversa com os moradores da região do bairro Vila Marajó. O encontro, aberto à população, terá início às 19 horas, no Cemeb Profª Palmyra Aurora D’ Almeida Rinaldi – Rua Itaipú, 150 – Parque Guarani.

Nesta edição, o prefeito e membros do secretariado farão uma prestação de contas sobre ações importantes, como a reforma no campo da Vila Marajó, educação inclusiva, além de assuntos sobre os serviços públicos realizados na região.

Campo da Vila Marajó

O campo do bairro já foi modernizado com sistema de drenagem e novo gramado, e em breve receberá alambrados e novas traves. O vestuário também receberá novos equipamentos e nova pintura. O projeto está estimado no valor de R$ 316.072,86 – recursos do convênio Federal em parceria com a Prefeitura.

Muro de arrimo

As obras na Rua Guaíra, no bairro Vila Nova, tiveram mais um estágio pronto recente-mente: após o trabalho de drenagem necessário, a frente de trabalho realizou o aterra-mento até o nível da via, ao lado do novo muro de contenção. A partir de agora, come-çam os preparativos para a colocação de calçadas e guias.

A alvenaria do muro foi concluída em fevereiro e ainda estão previstos pavimentação e recapeamento de 40 m² – no trecho onde foi feita a intervenção -, além da construção de uma mureta de fechamento, na parte interna do muro, para dar ainda mais segurança ao terreno protegido pela edificação.

Com o término dos trabalhos, a residência de Maria de Matos da Silva, moradora do bairro há 30 anos, ficará protegida, já que o muro anterior cedeu, em 2010, em razão das fortes chuvas acontecidas. A rua também apresentará condições mais seguras de trânsito a pedestres e motoristas.
A obra representa um investimento de R$ 58.670,32, custeados pela Prefeitura.

Educação inclusiva

As escolas municipais de Várzea Paulista estão adaptadas para a nova lei de inclusão para crianças com deficiência. Foram estabelecidas as normas para a Educação Especi-al, onde ampliou de 1 para 14 salas os recursos multifuncionais nas escolas regulares no Sistema Municipal. O Atendimento Educacional Especializado (A.E.E.) é um serviço Educacional Especial que coloca à disposição dos alunos com deficiência intelectual, sensorial (visão e audição), transtorno do espectro autista e altas habilida-des/superdotação.

O serviço identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, a fim de oferecer estratégias de apoio e complementação de acordo com as necessidades específicas de cada aluno. Este atendimento se dá no turno inverso da classe regular, não sendo substitutivo às classes comuns. É realizado na própria escola em que o aluno estuda ou na mais próxima de sua residência.

Entre as escolas que fazem esse atendimento está a Cemeb “Profª Palmyra Aurora D’ Almeida Rinaldi” – (Parque Guarani) – que Atende Cemeb “Profº Oswaldo Camargo Pires”, Cemeb “Profª Maria APª Aprillanti”, Cemeb “Rosa Nanni Fioresi” e CEMEB “Luiz Fioresi”.

Cara nova

A Prefeitura de Várzea Paulista está na fase final do trabalho de revitalização de uma área entre a Rua Ananatuba – Parque Guarani – e a Rua Açaí, na Vila Marajó. Agentes da Secretaria de Infraestrutura Urbana retiraram, no mês de março, o mato em excesso, entulhos, animais peçonhentos e lixo do local. Além disso, o plantio da grama foi finalizado nos últimos dias.

Em março, foi retirada uma grande quantidade de entulho do local. De acordo com o secretário da pasta, Renato Germano, os munícipes podem realizar denúncias de descartes ilegais ao Setor de Fiscalização da Prefeitura, pelo telefone 4596-9665. Também pode ser acionada a GCM, pelo telefone 153.