Mais de 200 pessoas prestigiam Sarau da Coisa

Esporte e Lazer - Destaques
O evento contou com a participação do Rapper Renan Inquérito; grupo Coletivo Coisarada e grupo popular Coco das Águas Doces
 

Foi realizado na última quinta-feira (21), na quadra da praça CEUs (Centro de Artes e Esportes Unificados), o projeto Sarau da Coisa. A ação, que é promovida pelo Coletivo Coisarada, dentro do projeto ProacSP (Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo), levou para população um espetáculo multilinguístico com apresentações musicais, além de poesia e intervenções culturais. 
 
De acordo com o apoiador do projeto, Thiago Moreira Santos, o evento buscou a interação com o público. “Fazemos intervenção poética, porém, performática em que objetivo é sempre a interação com os espectadores”, ponderou. 
 
Durante as primeiras horas do evento, a população apreciou o grupo de poetas, composta por Daniel Minchoni, Luiza Romão e Renan Inquérito, que se reuniram para realizar a peça “Literatura Ostentação” em que abordou assuntos como política, humanidade, valores e conceitos além de muita poesia e interação com a plateia. 
 
Segundo o componente do grupo, Renan Inquérito, essas intervenções performáticas são de extrema importância para comunidade: “Toda atividade cultural, todo manifesto é bem-vindo, porque o objetivo é sempre ter essa interação com público e a partir disso gerar uma reflexão”, enfatizou. 
Para o secretário adjunto de cultura, José Moreyra, a peça trouxe uma temática muito forte. “Foi um espetáculo fantástico e muito profundo em todos os sentidos, mas, sobretudo muito humano”, considerou. 
 
Além de ‘Literatura Ostentação’ e das apresentações espontâneas do público, o público assistiu as apresentações de artistas de outras cidades. De Jundiaí, o grupo de arte popular, Coco das Águas Doces, formado apenas por mulheres, realizaram um trabalho musical conhecido como samba de coco, ritmo nordestino. A dança, que é acompanhada de cantoria e executada em pares, fileiras ou círculos, tirou a população para dançar. 
 
Terezinha Pereira, 74 anos, moradora do Jardim Bertioga, aprovou o evento: “Eu vim porque além de gostar das intervenções, sou apaixonada pela apresentação do grupo Coco das Águas Doces”, relatou. 

Sarau da Coisa 
 
 Desde 2012 o Sarau da Coisa celebra a cultura regional, circulando pelas cidades de Jundiaí, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista. O sarau é por definição um evento cultural multilinguagem onde abrange atividades de literatura, música, dança e teatro, além de outras linguagens e manifestações artísticas emergentes, é um projeto promovido pelo Coletivo Coisarada, grupo de produção cultural formado por profissionais e interessados em arte e cultura.
 
Coletivo Coisarada
 
Desde dezembro de 2012 vem realizando diferentes atividades de pluralização e acesso à cultura em suas diferentes formas. O coletivo propõe reflexões estéticas, políticas e filosóficas. Com foco na produção regional, o coletivo mantém relações de trocas de conhecimentos e experiências com agentes culturais de todo o país.
 
Fotos colaboração Gustavo Koch.
 Fontes: https://saraudacoisa.wordpress.com/