Prefeito informa governador sobre andamento do Viaduto da Ponte Seca

Notícias
Base do muro de contenção da alça de acesso está pronta e pátio de vigas deve ter início em até 20 dias

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, prestou informações ao governador Geraldo Alckmin, sobre a evolução das obras do Viaduto da Ponte Seca, na manhã da última quarta-feira (20), após cerimônia de lançamento de obras viárias em Jundiaí.

Como a construção do viaduto varzino é fruto de um convênio com o Governo Estadual, o gestor municipal aproveitou a oportunidade para articular uma nova reunião, a ser agendada, com o objetivo de tratar dessa e outras questões importantes ao município.

Após aprovação técnica por parte da CPTM (administradora da linha férrea cujo trecho ficará abaixo do viaduto), o terreno para a construção da alça de acesso ao viaduto foi preparado e, nesta semana, a base do muro de contenção da alça foi concluída, para a execução da alvenaria, que já teve início.

Na próxima semana a terraplenagem será retomada e devem se iniciar as adequações nas instalações elétricas da ferrovia. Em paralelo, também já está previsto o início da execução do pátio de vigas (sustentação do viaduto em si) para daqui a 20 dias, no máximo.

Na avaliação do prefeito, a obra é necessária, uma vez que permitirá a melhora significativa da mobilidade urbana na cidade. “Se isso não for feito, não vamos conseguir atrair novos investimentos. Estamos dando um novo rumo para a cidade”, explica.

Sobre a obra

O projeto inclui a construção de uma passagem superior à linha férrea, para ligar o bairro Ponte Seca à Avenida Duque de Caxias, nas proximidades do Jardim Promeca. Com a via, será possibilitado o acesso a bairros das Zonas Norte e Leste do município, além do desafogo do Viaduto dos Emancipadores.

Entre outras intervenções, também se incluem na obra a pavimentação e execução do sistema de drenagem, em um trecho da Rua Manoel Dias Ruivo e na Rua Richard Klinger, ações já terminadas.
As intervenções têm o custo inicialmente previsto de R$ 3.484.034,96 – advindos do Governo Estadual. Do montante, R$ 984.034,96 consistem na contrapartida municipal.