Biblioteca Municipal comemora Dia Nacional do Livro Infantil

Educação - Destaques
Aproximadamente 70 pessoas, entre crianças, jovens e adultos ouviram histórias e homenagearam Monteiro Lobato 
 
Foi realizado na manhã desta segunda-feira (18), na Biblioteca Municipal de Várzea Paulista, o evento em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil – celebrado na data de nascimento de Monteiro Lobato. Na ocasião, estiveram presente os alunos do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Prof.ª Delminda Silva Vital e alunos da APAE. 
 
De acordo com Marli Zoratto, bibliotecária, houve vários objetivos na realização desse evento, mas o primordial é o incentivo a leitura. “O objetivo é que as crianças e jovens leiam mais e estimula-los desde pequenos a frequentar mais a biblioteca”, argumentou. 
 
O evento contou com a presença da Prof.ª Jurema Ruivo, contadora de histórias, que interpretou Dona Benta – personagem do livro e série “Sítio do Pica-pau Amarelo”. No decorrer do evento a “Dona Benta” apresentou os personagens de toda trama do Sítio do Pica-pau Amarelo entre eles Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília e Visconde de Sabugosa. Em seguida contou histórias do gato e o rato e finalizou a apresentação contando a história da bruxa que morava na floresta. 
 
Em meio a brincadeiras e perguntas, as crianças cantaram e se divertiram no decorrer da história. Após a contação, os alunos puderam apreciar os livros de Monteiro Lobato que estavam expostos na biblioteca. 
 
Personagem Dona Benta 
 
Donna Benta na história é uma mulher que possui dois netos, Narizinho e Pedrinho, além de ser muito sabia, sempre ensinando coisas novas aos netos e informando-os sobre a cultura do Brasil e do mundo, é, sobretudo, uma expert em geografia. Contando histórias e estimulando a criatividade e imaginação das crianças, Dona Benta alimenta a curiosidade de seus netos e da boneca Emília. Mora no interior, mas sabe de tudo que acontece no mundo.
 
Fonte: http://www.smartkids.com.br/trabalho/sitio-do-pica-pau-amarelo
 
Jurema Ruivo – “Dona Benta”
 
“Comecei a apresentar Dona Benta em 2006 na escola em que eu trabalhava onde também comemorava esta data tão significativa”. Contou a professora e contadora de história, Jurema Ruiva, que a personagem que interpreta surgiu quando percebeu a tempo que as pessoas sejam elas crianças, jovens, adultos ou idosos, gostam de ouvir histórias. “A personagem Dona Benta é o resgate das avós dos tempos antigos, que sentavam e ficavam horas e horas, ali, contando histórias motivadoras”, relatou. 
 
De acordo com ela, o principal objetivo é levar as crianças ao mundo imaginário. “O livro é um grande elemento de conhecimento para levar as crianças numa aventura”. 
 
Aposentada há 4 anos, Jurema revelou que faz esses trabalhos voluntários por amor ao próximo. “Quando nós amamos o que fazemos nunca deixamos de exercer a nossa profissão. É gratificante o retorno das crianças e dos pais”, e completou: “Às vezes eu estou contando a história e percebo as crianças querendo tocar na “Dona Benta” e abraçá-la”. “Estive uma vez numa escola e os alunos após a apresentação queriam me levar para casa”, finalizou a professora emocionada com a recepção.