Biblioteca Municipal realiza contação de história no Dia Nacional do Livro Infantil

Educação - Destaques
Em homenagem a Monteiro Lobato, no dia 18 de abril, celebra-se a data comemorativa

Na próxima segunda-feira (18), será realizada na Biblioteca Municipal, uma contação de história e exposições de livros de Monteiro Lobato, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil. Na ocasião, a Prof.ª Jurema Ruivo, contadora de histórias, interpretará Dona Benta – personagem do livro e série “Sítio do Picapau Amarelo”. 
 
De acordo com Marli Zoratto, bibliotecária, o evento busca acima de tudo que as crianças tomem gosto pela leitura. “O objetivo é sempre incentivar as crianças a ler, buscar o autoconhecimento e levar para vida a história de um dos autores que mais se dedicou ao universo infantil”. 
 
Além das contações de histórias, serão expostas as obras mais importantes de Monteiro Lobato. O evento, sem custos significativos aos cofres municipais, receberá no período da manhã os alunos do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Prof.ª Delminda L. de M. e Silva Vital e, à tarde, será a vez da APAE prestigiar o evento. 
 
Dia Mundial do Livro Infantil 
 
A data comemorativa foi instituída em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil. 
 
Monteiro Lobato
 
Monteiro Lobato foi um escritor, vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro, que contribuiu com obras para o público adulto. Além disso, foi o primeiro escritor da literatura infantojuvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior, as lendas e o folclore. 
 
O vanguardista cumpriu essa missão de maneira única, combinando a identidade brasi-leira aos elementos da literatura universal, como a mitologia grega. Foi também o pre-cursor da literatura paradidática, cuja principal característica é permitir que a criança aprendesse enquanto brinca e lê.
 
Sua primeira história infantil, A Menina do Narizinho Arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, Visconde de Sabugosa, entre outros, que posteriormente seriam eternizados no famoso programa de TV “Sítio do Pica-pau Amarelo”, produzido do final dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado entre o final dos anos de 1990 e meados dos anos 2000. 
 
Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/
Evento gratuito 
 
A comemoração aberta ao público tem início às 9 horas e, no período da tarde, às 14 horas. A Biblioteca Municipal está localizada no prédio do Espaço Cidadania, na Av. Ipiranga, nº 151, Centro.