Obras de infraestrutura e lazer recebem visita de gerente regional da Caixa

Infraestrutura - Destaques
Responsável pela Gerência de Governo de Jundiaí/SP da Caixa Econômica Federal discute com técnicos da empresa e da Prefeitura alternativas para dar novo fôlego a obras importantes de Várzea Paulista

O gerente da Gigov (Gerência Executiva de Governo da Caixa Econômica Federal), da região de Jundiaí (29 cidades), José Roque Menezes Filho, realizou uma visita técnica a seis obras de infraestrutura e lazer de Várzea Paulista, na manhã da última terça-feira (12). Junto de representantes técnicos do órgão e da Secretaria de Infraestrutura Urbana, o gestor discutiu detalhes técnicos de cinco intervenções que estão sendo feitas com repasses federais: Centro Comunitário da Vila Real; Parque Chico Mendes; CEUs (Centro de Artes e Esportes Unificados); Pista de Caminhada e Ciclovia do Mursa; travessia sobre o Córrego da Rua Sorocaba; e obras de macrodrenagem e contenção de enchentes do Córrego Bertioga.

O gerente explica que vistorias como essa buscam dar novo fôlego a obras importantes da cidade, desfazendo entraves técnicos. “Buscamos verificar o tipo de problema e encontrar alternativas para dar o andamento às obras e conferir-lhes mais celeridade”, explicou.

Para o secretário de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, também presente, a ação é importante para que os trabalhos avancem, em razão das dúvidas tiradas e problemas identificados. “Alguns entraves podem passar a existir por falta de relacionamento”.

Entre outros técnicos, estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Bueno, e o representante da Caixa Econômica, em Várzea Paulista, Fábio Veloso.

CEUs

O novo espaço de lazer de Várzea Paulista está recebendo os ajustes finais por parte dos agentes da Secretaria de Infraestrutura Urbana – pintura e corte de grama. O equipamento contará com quadra esportiva coberta, teatro com área de apoio, pista de skate, entre outros espaços. O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Central já está em funcionamento.

Travessia sobre o Córrego da Rua Sorocaba

A construção da nova travessia que liga os dois trechos da Rua Aparecida do Norte, separadas pelo Córrego da Rua Sorocaba, está praticamente concluída. Falta apenas que a CPFL faça a remoção de um poste presente no local, já requisitada pela gestão municipal, e a sinalização do novo espaço.

Segundo Germano, a nova via vai permitir que os motoristas que vêm da Rua Sorocaba acessem o Jardim Paulista, sem passarem pelo Jardim América I.

Parque Chico Mendes

Aproximadamente 75% das obras de reurbanização parcial do espaço, no Jardim Paulista, estão concluídos. Falta a finalização do parque, além de ajustes e reparos. O parque, no Jardim Paulista, também contará com uma pista de caminhada e ciclovia, em um perímetro de 800 metros cercado com alambrados e iluminado.

Centro Comunitário da Vila Real

O novo espaço que ficará disponível à população local está com aproximadamente 65% concluídos. Neste momento, a frente de trabalho está concluindo a alvenaria do segundo piso do prédio, acima do subsolo.

O equipamento ofertará novos serviços aos munícipes locais, como reuniões e campanhas de vacinação. O prédio contará com dois pavimentos, incluindo salas de recepção, sala para assistência social, salão, entre outros recintos. A entrega de toda a obra está prevista para o mês de maio.

Córrego Bertioga

As obras de macrodrenagem e contenção de enchentes prosseguem em sua terceira fase. Tem andamento o trabalho de taludamento nas encostas do córrego, com aplicação de gabiões (estrutura de pedras para estabilização das laterais), entre a Rua Atroaris e a Avenida Fernão Dias Paes Leme.

Pista de Caminhada e Ciclovia do Mursa

Os 3,5 km do novo espaço de lazer, no bairro Sítio do Mursa, já têm boa parte dos trabalhos realizados. Recentemente, a Prefeitura concluiu sua contrapartida física, para garantir um andamento mínimo à obra. A Fase 1, com 1 km (sentido orquidário-Centro) já teve 50% dos trabalhos feitos pela empresa contratada, com quem a gestão municipal negocia para a retomada das ações; a segunda fase (sentido Centro-orquidário) vinha sendo executada sem grandes interrupções, contudo o Governo Federal suspendeu a garantia financeira (empenho) do contrato. Por essa razão, a Prefeitura estuda a melhor alternativa para que essa etapa tenha prosseguimento.