Várzea Paulista recebe projeto Sarau da Coisa

Esporte e Lazer - Destaques
Espetáculo será aberto à participação da população e trará poesia, música e outras linguagens artísticas
 
No próximo dia 21 (quinta-feira), a partir das 16 horas, o projeto Sarau da Coisa será promovido pela primeira vez em um espaço público de Várzea Paulista – a quadra do CEUs (Centro de Artes e Esportes Unificados). A ação é promovida pelo Coletivo Coisarada, dentro do projeto ProacSP (Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo), com apoio da Prefeitura – disponibilização do espaço e auxílio à divulgação. Segundo o proponente da iniciativa, Thiago Moreira Santos, o sarau multilinguístico trará apresentações musicais, além de poesia e intervenções de quem se sentir à vontade, entre o público presente. 
 
De acordo com o gestor, o objetivo é que os espectadores também sejam protagonistas. “Qualquer pessoa pode ser artista. Basta retirar as amarras que são construídas ao longo da vida”, pondera.
 
Durante o espetáculo, os munícipes poderão contar com apresentações de artistas de outras cidades. De Jundiaí, o grupo de arte popular, Coco das Águas Doces, formado apenas por mulheres, faz um trabalho musical conhecido como samba de coco, ritmo nordestino.
 
Artistas de Várzea Paulista se apresentarão em outras cidades, dentro da programação do Sarau da Coisa, que vai até novembro e contemplará Jundiaí e Campo Limpo Paulista. Segundo Santos, esse intercâmbio permite que as pessoas conheçam artistas das cidades vizinhas. 
 
Durante esta semana, os organizadores farão a divulgação com material publicitário próprio, em escolas e outros locais varzinos fornecidos pela Secretaria de Cultura.
 
Ideia original
 
Natural de Campo Limpo Paulista, o Coletivo Coisarada teve a ideia de realizar o Sarau da Coisa, desde 2012, para aproveitar melhor os recintos das cidades da região. “A gente queria ocupar outros espaços ociosos, para dar-lhes significado e incentivar as pessoas a se apropriarem deles”.