Prefeitura revitaliza terreno entre Ruas Ananatuba e Açaí

Infraestrutura - Destaques

Trabalho, em sua fase final, consiste em retirada de vegetação excessiva, entulhos, animais peçonhentos e lixo, além de plantio de grama

A Prefeitura de Várzea Paulista está na fase final do trabalho de revitalização de uma área entre a Rua Ananatuba – Parque Guarani – e a Rua Açaí, na Vila Marajó. Agentes da Secretaria de Infraestrutura Urbana já retiraram, nos últimos dias, o mato em excesso, entulhos, animais peçonhentos e lixo do local. O plantio da grama deve ser finalizado nos próximos dias. De acordo com o secretário da pasta, Renato Germano, a ação é importante pela limpeza, paisagismo e para evitar possíveis criadouros de dengue.

O gestor destacou a grande quantidade de entulhos retirada. “Considerando-se o tamanho do espaço, havia muito entulho”.     A presença de animais perigosos também se identificou em razão desses resíduos e também de bananeiras, as quais o gestor recomendou que não sejam plantadas em terrenos públicos. “Esse tipo de planta não é legal, pois derruba muitas folhas, absorve a água do solo, deixando-o muito seco e atrapalhando o crescimento de outras plantas. As bananeiras também são mais propensas a atraírem animais peçonhentos, além de serem difíceis de limpar. São mais adequadas para serem plantadas em chácaras ou à beira de rios”, explica.

Segundo o secretário da pasta, Renato Germano, cabe aos moradores cooperar com o poder público, para a conservação da limpeza do terreno. “A Prefeitura revitaliza, executa as manutenções consideradas pesadas ou maiores, mas aquelas limpezas básicas, diárias, e a vigilância a quem eventualmente jogue lixo ou entulhos precisa ter a colaboração dos moradores locais”.

Os munícipes podem ainda, de acordo com o gestor, realizar denúncias de descartes ilegais ao Setor de Fiscalização da Prefeitura, pelo telefone 4596-9665. Também pode ser acionada a GCM, pelo telefone 153.

Ecoponto

A cidade conta, desde maio de 2015, com um Ecoponto, local para destino ambientalmente correto de materiais como vidro, metais, areia e móveis desmontados. Tais resíduos muitas vezes, por não terem um local para descarte, eram depositados em ruas, calçadas e terrenos baldios pela cidade. “A cada dia, estamos aumentando o volume das adesões e de matéria sendo descartada, reciclados em geral”, valoriza o secretário de Meio Ambiente, João de Lima.

É permitido o descarte de materiais como pisos, blocos, cerâmica, areia, vidro, metais, pneus, louças, reboco, móveis (desmontados), plástico, madeira, pallets, pontaletes, concreto, eletrônicos, telhas de cerâmica e eletrodomésticos, objetos que muitas vezes, são descartados irregularmente em via pública.

O Ecoponto não recebe materiais como pilhas, colas, óleos, gesso, tintas, resinas, baterias, amianto, lâmpadas, lixo industrial, lixo hospitalar, lixo doméstico, materiais orgânicos e produtos químicos.

O serviço funciona na Rua Atroaris, s/n, no Jardim Continente, junto à usina de asfalto da Prefeitura. O atendimento é feito de quarta a sexta, das 8 às 11 horas e das 12 às 17 horas, e aos finais de semana das 8 às 13 horas.