Equipe do setor de Ambulância realiza palestra para funcionários da Romanato

Saúde - Cotidiano
Atividade faz parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da empresa
 
 
Na última terça-feira (29), a equipe do setor de Ambulância realizou uma palestra sobre Atendimento Pré Hospitalar (APH) para os funcionários da empresa Romanato. A atividade faz parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da empresa, que atualmente conta com 80 colaboradores. 
 
De acordo com o coordenador técnico do Serviço de Atendimento de Urgência, Sandro Talavera, o intuito é mostrar como as pessoas devem agir até a chegada da equipe de ambulância. São apresentadas situações de desmaios, pressão baixa, queda e cortes. “Essas informações ajudam as pessoas a saberem como agir nesses tipos de situação, acalmando e estabilizando a situação até a chegada do socorro”, explica. 
 
A palestra foi realizada pela técnica de enfermagem Sheyla Simone e o condutor de ambulância, Alberto da Silva, o Betão. “Há algum tempo, ao cair de uma escada e pessoa ficava tetraplégica, porque era conduzida da maneira errada. Hoje, com as técnicas de APH, os pacientes têm mais chances de ficar sem sequelas e seguir com a vida”, diz Sheyla. 
 
Segundo Betão, a melhor maneira de ajudar alguém acidentada é ligar para o serviço de emergência (192), para chamar a equipe de socorro. “A pessoa aparentemente pode não ter nada, mas os procedimentos precisam ser seguidos. Não temos como ver o paciente por dentro, para confirmar fraturas e hemorragias”, alerta. O conteúdo da palestra contou com a colaboração da técnica de enfermagem Rosangela Carrascosa. 
 
Para o gerente administrativo da empresa, Daniel Carvalho, a equipe do Setor de Ambulância levou informações importantes aos colaboradores da Romanato. “Ficamos muito satisfeitos em realizar essa parceria e poder levar esse conhecimento aos nossos funcionários”, falou. 
 
Durante a SIPAT também serão abordados os temas qualidade de vida, doenças sexualmente transmissíveis, dengue e saúde da mulher.