Várzea Paulista avança em educação ambiental

Decreto nº 5.148 aprova diretrizes para a educação ambiental
 
 
O trabalho de conscientização nas escolas é essencial, uma vez que é levado também às residências por meio dos alunos, que reproduzem em casa o que aprenderam na escola. Sendo assim, a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Educação e Meio Ambiente, criou uma comissão para elaboração das Diretrizes Curriculares Municipais para Educação Ambiental, além do que já é trabalhado pelos professores na grade curricular.
No Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Juvelita Pereira, a turma do 3º ano aprendeu sobre a conscientização da economia de água e sobre como preservá-la. A professora Ana Cláudia conta que trabalhar o meio ambiente é extremamente importante. “Como já está em nosso currículo, sempre trabalhamos essas questões, então as diretrizes e o Projeto Água só vieram para somar, é um tema atual e muito pertinente”, relata.
 
Lucas Correia, de apenas 8 anos, mostra que aprendeu a lição. “Eu aprendi que temos que economizar água. Quando eu escovo os dentes uso um copinho com água e fecho a torneira para não gastar muito água”, conta Lucas. 
 
Decreto
 
Em dezembro do ano passado, foi publicado, no Diário Oficial da Prefeitura, o Decreto nº 5.148, que aprova diretrizes para a educação ambiental, no sistema municipal de ensino de Várzea Paulista, uma nova ferramenta de incentivo a esse tema. 
No Artigo 1º, “ficam aprovadas, nos termos da lei federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (lei de Diretrizes e bases da educação nacional – ldb), as diretrizes municipais para educação Ambiental, de acordo com o anexo único, parte integrante do presente decreto”. 
 
Projeto “Água, um bem de todos”!
 
As escolas estaduais e municipais também fizeram sua parte e tiveram papel importante nos resultados na economia de água, dentro do projeto “Água, um bem de todos” com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a economia e utilização responsável da água. A iniciativa foi iniciado em março do ano passado, graças a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Sabesp, e atenderá as escolas das redes municipal e estadual.  
 
O trabalho visa proporcionar aos alunos momentos de reflexão sobre a importância da água.  O projeto foi desenvolvido durante todo o ano letivo e contou com palestras, apresentações teatrais, experimentos, atividades lúdicas e cada uma das escolas desenvolveu um plano de economia de água na unidade. Além do trabalho nas escolas, o projeto conta com um blog pelo qual o trabalho desenvolvido pelas unidades escolares é divulgado. O site conta também com informações sobre o tema, jogos e atividades.
 
O endereço do blog é projetoaguapmvp.blogspot.com.br