Várzea Paulista é campo de estágio para profissionais de nutrição

Notícias
Estudantes têm a oportunidade de conhecer como funciona a saúde pública
 
A Secretaria de Saúde de Várzea Paulista tem sido um importante campo de estágio para os profissionais da saúde. O município trabalha com estagiários de nutrição, psicologia, fisioterapia e enfermagem. Com isso, os estudantes têm a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam na faculdade e conhecer como funciona a saúde pública. 
           
De acordo com a nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Várzea Paulista, Luana Oliveira de Souza, no início de março, a Prefeitura contratou cinco estagiárias de nutrição. “Elas desenvolvem ações de saúde pública, acompanhamento de pacientes e atividades coletivas com gestantes, estudantes e grupos da terceira idade”, explica. “Todas as atividades são supervisionadas por professores”, afirma a médica. 
           
Para Luana é importante que os alunos conheçam o dia a dia do trabalho de um nutricionista. “As alunas gostam de atuar na saúde pública, onde veem na prática várias disciplinas. Além disso, as estagiárias trazem uma renovação para a equipe, já que a área da nutrição envolve muita criatividade”, ressalta. 
           
Este é o terceiro ano seguido em que a Secretaria de Saúde fornece vagas de estágio para estudantes de nutrição, recebendo cinco turmas por ano, que atuam por 60 dias cada.

 
Aprendendo na prática
           
As estudantes do 7º semestre de nutrição, Diane Araújo, Geovanna Lima e Elizangela Morosi, estão aproveitando a oportunidade para desenvolverem seus conhecimentos. “Estamos adquirindo muita experiência. Com os grupos nas UBSs, falamos sobre alimentação saudável e funcional”, relata Diane. “Também damos dicas específicas, como importantes fontes de cálcio para casos de pacientes com osteoporose”, conta Elizangela. 
           
Segundo Geovanna, os pacientes aproveitam bastante às palestras e sempre perguntam muito. “Eles gostam muito quando explicamos sobre como ler o rótulo dos alimentos, quantidade de açúcar e sal, e como consumir menos sódio”, explica.