Nova faixa da Avenida Bertioga recebe asfalto

Infraestrutura - Destaques
Etapa da obra será nova via de acesso à Rua Atroaris e permitirá inauguração de novo supermercado

A nova alça da Avenida Bertioga, paralela à via já existente, entre a Avenida Fernão Dias Paes Leme e a Rua Atroaris, recebeu, na última terça-feira (15), 400 metros lineares de concreto estrutural. Segundo o técnico responsável pela obra, Flávio Paschoal, a etapa já permite o trânsito de pessoas e veículos. A execução da calçada do lado próximo ao novo supermercado também foi feita.

Com essa etapa concluída, fica inteiramente viabilizada a inauguração da nova loja da rede Boa Supermercados, prevista para a próxima quinta-feira (17). O empreendimento vai gerar 210 empregos diretos à cidade.

O espaço também recebeu novas guias e, após o término das obras do Córrego Bertioga, receberá o acabamento (capa asfáltica), para que, durante as obras nas encostas, não haja prejuízo ao material.

Segundo Paschoal, nesta quarta-feira (16), deve ser retomado o trabalho de taludamento nas encostas do córrego, com aplicação de gabiões (estrutura de pedras para estabilização das laterais), entre a Rua Atroaris e a Avenida Fernão Dias Paes Leme. A manutenção da estiagem é fundamental para a continuidade da intervenção. “Se houver chuva, ela encharca o solo e não há como trabalhar”, explica.

Trabalhos integrados

A atual etapa das obras no Córrego Bertioga e em suas imediações (Fase 3) também inclui diversos trabalhos, como a intervenção sob a Rua Atroaris, já finalizada: duas fileiras de tubos foram substituídas por três carreiras de aduelas, o que aumentou a vazão da canalização em sete vezes. Também está previsto um parque linear próximo à nova alça. O espaço permitirá que as águas da chuva sejam melhor absorvidas pelo solo local.

O custo da Fase 3 totaliza R$ 12.852.660,14, dos quais R$ 2.579.141,65 serão custeados pela Prefeitura.