Fundo Social inicia vários cursos

Desenvolvimento Social - Destaques

Oficina de pintura em madeira, artesanato, pintura em tela e padaria artesanal teve início nesta semana. Ao todo, participam do projeto 124 alunos

Teve inicio nesta terça-feira (15), no Fundo Social de Solidariedade, as novas turmas de quatro oficinas profissionalizantes: pintura em madeira, artesanato, pintura em tela e padaria artesanal. De acordo com a primeira-dama, Ângela Rossi, a importância dos cursos é conhecimento interação, distração e trabalho em equipe. “Tenho impressão que os cursos são uma forma de terapia e de autoestima, pois ao mesmo tempo em que aprendem,  se distraem”, comentou.

Segundo a coordenadora do projeto, Rosemeire Silva, as oficinas visam trabalhar as técnicas básicas e depois colocar o que aprendem no dia a dia. “Muitas alunas saem do curso e colocam em prática o que aprenderam e entram para o mercado de trabalho”, relatou.

Artesanato

De acordo com a professora do curso de artesanato, Maria Devanir Pagoto, a oficina busca trabalhar a autoconfiança das alunas. “As mulheres aprendem desde colocar a agulha no tecido até fazer guardanapos, tapetes e toalhas de mesa”, afirmou. 

O curso conta hoje com 30 participantes, divididos em três turmas. No módulo básico, aprendem técnicas de se utilizar a linha, como dar forma ao bordado, e no módulo avançado, objetivo é trabalhar com tecidos mais específicos como utilizar o crochê e fazer bonecas de pano.

Para Cleice Gimene Costa, 42 anos, moradora do Jardim Felicidade, o curso está contribuindo muito para crescimento pessoal. “Nunca tinha participado de um curso e estou adorando”, enfatizou.

Já a Roselaine Britto, 46 anos, moradora do Jardim Paulista, diz satisfeita com as oficinas. “Eu já tinha feito o curso de corte e costura e artesanato, mas voltei porque é sempre bom se atualizar”, completou.

Pintura em Madeira – outras modalidades

O curso abrange vários projetos, aprendem a fazer porta-retratos de madeira, enfeites para portas, caixinhas de presente e porta-joias. O projeto conta hoje com 20 participantes. “Os alunos vão aprender como a criar convites de casamentos, vão aprender a fazer produto de limpeza, sabão em líquido e kits de bebê”, explicou a monitora do curso, Maria Neuza Biazotti.

Pintura em Tela

O curso trabalha as técnicas básicas de como se utilizar o pincel em tela. Os alunos exploram pintura de flores, vasos e paisagem. A oficina conta hoje com 14 participantes. De acordo com Tatiane Costa, professora da oficina, objetivo é trabalhar as cores e os detalhes. “A pintura em tela basicamente explora o olhar nos pequenos detalhes, seja ao pintar uma flor ou uma paisagem”, explica.

Padaria Artesanal

Com duração de um mês, entre aulas práticas e teóricas, o curso hoje conta com 60 alunos. Segundo a professora, Sinez Aparecida de Souza, o objetivo é fornecer conhecimentos básicos acerca das técnicas usadas na confecção de pães e formas de abrir o próprio negócio de forma sustentável. “As nossas alunas aprendem as formas básicas como fazer a massa, recheios e modelagem de pães”, relatou.

O curso oferece também uma aula de teoria de cálculos de preços, além de executar noções de legislação para abrir um empreendimento e viabilizar a sustentabilidade. Para Willian Holanda Lins, 29 anos, morador do América III, que trabalhou em padaria durante 4 anos. “O curso é bom porque está me ajudando a pegar novas experiências e aprender mais sobre cálculos e preços”, finalizou.

O curso de Padaria Artesanal ainda está com inscrições abertas até o dia 31 de março. Os interessados, maiores de idade, devem se dirigir a sede do Fundo Social, das 9h às 12h e das 13h às 17h, munidos de comprovante de endereço e documento com foto (RG).

O Fundo Social fica localizada na Rua Pedro Poloni, 36, telefone: 4596-9660.