Prefeitura realiza Roda de Conversa com moradores do Jardim Satélite, nesta quarta-feira

Educação - Destaques
Durante o encontro, moradores terão informações sobre as obras da UPA, Praça da Biquinha, asfalto do Jardim Satélite e Loteamento do Mursa

Nesta quarta-feira (16) será realizada mais uma edição da “Roda de Conversa com a Prefeitura”. Nesta semana, a prestação de contas vai contemplar os moradores do Jardim Satélite. No encontro, o prefeito e membros do secretariado farão uma prestação de contas sobre ações importantes, como a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Praça da Biquinha, asfalto do Jardim Satélite e Loteamento do Mursa.

A Roda de Conversa é aberta a toda população e tem início às 19 horas. O evento será realizada na UPA, onde os moradores poderão ver as instalações do prédio e conhecer o serviço que será prestado. A Unidade está localizada na Avenida Pinheirinho, s/n, Jardim Satélite.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

As obras da UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Várzea Paulista estão prestes a serem concluídas. Com o novo espaço, o atendimento médico no município passa a ter um serviço mais moderno e de maior qualidade, preparado para atender as demandas de urgência e emergência da cidade, como crises hipertensivas, febre alta, traumas, infarto, derrame, entre outros casos.

A Unidade de Pronto Atendimento fará o papel do Pronto Socorro e inova ao oferecer estrutura moderna para atendimento de urgência, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.

Segundo o secretário de Saúde de Várzea Paulista, José Roberto Spinucci, o serviço representa uma grande modernização na área da saúde do município. “O prédio é amplo, pensado e construído exatamente para atender as demandas dos pacientes”, diz. “Com salas adequadas, corredores mais largos e acessibilidade para portadores de necessidades especiais, a UPA oferece um novo padrão de serviço aos varzinos”, relata o secretário.

Conforto e acessibilidade para os pacientes

A Unidade de Pronto Atendimento de Várzea Paulista terá 752 mt². Destes mais de 60 mt² serão de recepção, os consultórios ocuparão uma área de 49,84 mt² e o conforto dos médicos 38 mt². “A UPA é planejada para atender tanto as necessidades dos pacientes, quanto dos médicos e de toda a equipe que vai trabalhar no local”, explica Spinucci. “Quando o servidor se sente bem onde trabalha, a qualidade do serviço prestado aumenta”, informa o responsável pela pasta.

Quando comparada ao atual Pronto Socorro, a UPA ganha em conforto, comodidade, modernidade, acessibilidade e espaço.
 Hoje, a área da recepção do Pronto Socorro do HC é de 47,21 mt², a da UPA será de 60,99 mt². No total, os dois pavimentos construídos da UPA totalizam 1.345 mt², enquanto que o espaço do atual Pronto Socorro é de 662 mt².

A área dos banheiros do Pronto Socorro do HC é de 12,46 mt², a da UPA será de 23,45. Além disso, a construção do prédio da UPA atende a NBR 9050 (Normas Técnicas para Acessibilidade), desde a calçada, ao interior da unidade.

A UPA vai ter quatro amplos consultórios, um laboratório de análises clínicas, salas de emergência, imobilização (gesso), eletrocardiograma, curativos, inalação, raios-X, administração de medicações, sala de espera, recepção, material de reposição, refeitório, cozinha, copa, dispensa, observação masculina, feminina e pediátrica, área de conforto para a equipe médica e área administrativa.

Praça da Biquinha

Em 2014, a Praça da Biquinha recebeu bosque, playground, bancos, alambrado de proteção. Tudo novo. A plantação foi realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, que levou ao local várias mudas de árvores ornamentais e frutíferas: ipê amarelo, calabura, castanha-do-maranhão, ingá e uvaia (uva japonesa). As frutas servem de alimento a aves e outros animais. E os pássaros disseminam as sementes por outras regiões da cidade.

Recapeamento

Em 2013, o Jardim Satélite teve todas as suas ruas recapeadas: Júpiter, Mercúrio, Marte, Vênus e Netuno. Ao todo, foram mais de 1680 metros de recapeamento, realizados com recursos Federais.

A Avenida Eduardo de Castro também foi recapeada, já que tinha um solo instável. O material da via foi totalmente trocado, sendo lançada nova massa asfáltica. Os recursos usados foram da Prefeitura.

Loteamento Mursa

A Prefeitura possui um projeto de lei que tem como objetivo aumentar a área de proteção ambiental da Serra do Mursa, para 2.481.211,50 metros quadrados. O projeto foi debatido com moradores da região afetada e outras localidades da cidade. Em 2014, houve duas apresentações dessa proposta a moradores, ambientalistas e outros interessados, no bairro Sítio do Mursa, e em 2015, a ideia foi exposta em uma audiência pública aos munícipes da região e da cidade como um todo, além de ambientalistas e vereadores.

Dessa forma, poderá ser evitada a aprovação de mais aproximadamente 1.750 lotes, que gerariam o crescimento estimado em 7.000 habitantes. Ao mesmo tempo, haverá a possibilidade da aprovação de futuros empreendimentos com área mínima de 2.500 m², com diretrizes diferenciadas, evitando impactos ambientais e o crescimento demográfico desordenado.