Ao todo, participaram da palestra aproximadamente 45 profissionais que atuam em escolas, entre diretores, coordenadores e professores
Na última terça-feira (08), a Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, em parceria com APAE, realizou uma palestra com gestores e professores para falar sobre o autismo. O intuito foi mostrar as praticas dentro da sala de aula.
Na palestra, foi enfatizando o dinamismo que os profissionais da educação precisam ter em sala de aula, a empatia com os alunos, o estímulo à participação em brincadeiras, à convivência no meio social e, sobretudo, à capacitação dessas crianças para ter independência.
De acordo com a coordenadora de autismo da APAE, Maria Luciana Guimaraes, o objetivo dentro da sala de aula é preparar a criança para a vida. “Os professores não têm que pensar no autismo, mas no aluno”.
Ao todo, estiveram presentes na capacitação 45 profissionais, que compartilharam suas dúvidas e agregaram conhecimento, com suas experiências.
Para Andreia Siqueira, professora do Atendimento Educacional Especializado (A.E.E), todas as abordagens da formação são necessárias.
“Basicamente, essa palestra dá um suporte para aplicarmos no dia-a-dia”. Para a docente, trabalhar com crianças com dificuldades intelectual, auditiva ou física mexe muito com o psicológico: “Essa capacitação deve ser feita sempre, porque ajuda a gente a controlar as emoções e alcançar os nossos objetivos dentro da sala de aula”.
Para Thais Lima, psicopedagoga do Centro de Orientação Educacional (C.O.E), as informações da capacitação ajudam a melhorar a qualidade do ensino. “Acho muito importantes essas atividades porque temos que nos atualizar sempre, pois nossa área é muito flexível”, finalizou.
A.E.E – Atendimento Educacional Especializado
O Atendimento Educacional Especializado (A.E.E.) é um serviço educacional especial colocado à disposição dos alunos com deficiência intelectual, sensorial (visão e audição), transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação. O serviço identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, a fim de oferecer estratégias de apoio e complementação de acordo com as necessidades específicas de cada aluno. O atendimento se dá no turno inverso da classe regular, não sendo substitutivo às classes comuns e é realizado na própria escola em que o aluno estuda ou na mais próxima de sua residência.
As escolas municipais de Várzea Paulista estão adaptadas para a nova lei de inclusão para crianças com deficiência. Foram estabelecidas as normas para a Educação Especial, onde ampliou de uma para 14 salas os recursos multifuncionais nas escolas regulares no Sistema Municipal.
De acordo com a supervisora de Educação, Carmen Célia Matias, logo quando uma criança é matriculada na escola, os professores ou diretores observam seu desempenho e identificam se há alguma dificuldade em aprendizagem. “Quando isso ocorre, acionamos os pais para encaminhar as crianças para um atendimento com psicólogos”. Quando são identificados transtornos em níveis mais altos, recomenda-se que o aluno seja encaminhado para psiquiatras e receba o atendimento especializado.
Segundo a supervisora, há um desconhecimento muito grande em relação à formação do aluno que tem dificuldades. “Seria interessante se os pais participassem mais das vidas dos seus filhos”, avaliou. “Precisamos olhar para o outro, entendê-lo e ajudá-lo”, finalizou.
As escolas que fazem esses atendimentos são:
1) CEMEB “São Miguel Arcanjo”– (Jardim América IV) ¬- Atendem CEMEB “Drª Zilda Arns” e CEMEB “Profª Juvelita Pereira da Silva”.
2) CEMEB “ Vinícius de Moraes” – (Jardim Alessandra) – Atendem CEMEB “Profª Edite Schineider, CEMEB “Vereador José Pedro Musseli”, CEMEB “ Fazenda Mursa” e Cemeb “Jovino Cosme Ubaldo”.
3) CEMEB “ Armindo Francisco de Oliveira” – (Jardim Paulista) – Atendem CEMEB “ Proinfância”, CEMEB “Profª Juvelita Pereira da Silva”, CEMEB “Cecília Benevides de Carvalho Meireles” e CEMEB “Águida Apª Savietto Jorge”.
4) CEMEB “ Erich Becker”– (Cidade Nova II) – Atendem CEMEB “ Florestan Fernandes” e CEMEB “Anísio Teixeira”.
5) CEMEB “Profª Palmyra Aurora D’ Almeida Rinaldi” – (Parque Guarani) – Atendem CEMEB “Profº Oswaldo Camargo Pires”, CEMEB “Profª Maria APª Aprillanti” , CEMEB “Rosa Nanni Fioresi” e CEMEB “Luiz Fioresi”.
6) CEMEB “Pref. João Aprillanti” – (Vila Santa Teresinha) – Atendem CEMEB “Profª Beatriz de Oliveira Campos”, CEMEB “Profº João Batista Nalini”, CEMEB “ Juvenal Cândido da Silva”, CEMEB “Delminda Leda de Medeiros e Silva Vital”.
7) CEMEB “Profº Carlos de Almeida” – (Jardim Promeca) – Atendem CEMEB “ Dirce Pedroso de Souza”, CEMEB “Paulo Freire” e CEMEB “ Manoel Caetano de Almeida”.
C.O.E
Além desse atendimento, o município possui o programa de Centro de Orientação Educacional – C.O.E. onde são realizados serviços de caráter multidisciplinar, composto por profissionais com formação em Psicologia, Pedagogia, Psicopedagogia e Fonoaudiologia, com atuação voltada para o contexto educacional. O atendimento oferecido tem por finalidade a promoção da melhoria da qualidade do processo de ensino e de aprendizagem.
O atendimento com os alunos ocorre de forma individual ou em grupos. Esse ano mais de 300 alunos da rede municipal deverão ser beneficiados pelo programa, que foi idealizado em 2013.