Fundo Social promove homenagem no Dia Internacional da Mulher

Desenvolvimento Social - Destaques
Beneficiadas do Programa VivaLeite foram convidadas

No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher, data muitas vezes marcada por presentes simbólicos, como flores, em especial rosas, poemas e frases, um dia especial, reservado para prestigiar todas as mulheres ao redor do mundo.

Nesta data especial, o Fundo Social de Solidariedade de Várzea Paulista realizou um evento para as mulheres que recebem o benefício do Programa VivaLeite do Estado de São Paulo.

Estavam presentes na reunião o prefeito Juvenal Rossi e a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Ângela Rossi. Com a intenção de parabenizar as mulheres, Juvenal falou sobre a importância deste dia. “Quando educamos um homem, educamos um indivíduo, mas quando se educa uma mulher, se educa uma sociedade, sem mulher é muito mais que conceber uma vida, e sim dar todo sentido a ela, vocês merecem essa homenagem especial”, concluiu o prefeito.

Ângela Rossi acredita que este momento é ideal para valorizar essas mulheres. “Elas precisam ser homenageadas, e encontros assim as deixam mais unidas, interagem entre si e faz com que elas tenham um encontro consigo mesmas”, explicou a primeira dama.

A tarde do encontro foi aberta com a apresentação de um curta metragem, chamado “Vida Maria”, um filme que mostra a história da rotina da personagem “Maria José”, uma menina que se diverte aprendendo a escrever o nome, mas que é obrigada pela mãe a abandonar os estudos e começar a cuidar dos afazeres domésticos e trabalhar na roça. Enquanto trabalha ela cresce, casa e tem filhos e depois envelhece e o ciclo continua a se reproduzir nas outras Marias suas filhas, netas e bisnetas.
 Em seguida, foi aberto um debate, uma reflexão sobre o vídeo, onde as convidadas puderam compartilhar os sentimentos que tiveram ao assisti-lo.

Na ocasião, houve uma dinâmica onde as mulheres deviam escrever num papel aquilo que elas sentem falta, ou que desejam e sonham muito. A psicóloga Sandra Silvestrine conduziu o encontro e encorajou as mulheres. “O filme que nós assistimos nos mostra quantas “Marias” passaram por gerações e não tiveram forças para lutar, porém hoje, existem os programas sociais, equipamentos de educação e saúde que servem de alavancas para que possamos subir os degraus, e sermos protagonistas de nossas vidas”, disse Sandra.

Adriana Rodrigues, moradora do Jardim Paulista, estava presente na reunião e afirma que quem pode colaborar com esses encontros devem fazê-lo. “Eu acho muito legal, sempre gosto de participar e aqui nós aprendemos coisas de diferentes com cada mulher que conta sua história”, contou Adriana.