Projeto “Viola com Feijão” tem agenda cheia de apresentações em 2016

Esporte e Lazer - Destaques

Criado em 2013, objetiva realçar a cultura sertaneja

Completando quase 4 anos de projeto, o “Viola com Feijão”, realizado pela Secretaria Adjunta de Cultura leva a música sertaneja e a culinária tradicional aos bairros.

O evento conta com apresentações da orquestra de violeiros Flor de Várzea, o grupo de catira e quarteto raízes do sertão. Além da música tradicional o público pode saborear o “Tutu à Várzea Paulista”, uma adaptação do tradicional prato.

O secretário adjunto de cultura, Jota Moreira contou que o projeto superou as expectativas. “O Viola com Feijão é um sucesso, viro notícia e foi destaque em grandes veículos de comunicação, além disso, a procura por apresentações foi muito grande e tivemos que aumentar o número de edições”, explicou. 

Para mais informações sobre agenda do eventos em 2016, clique aqui.

Viola, feijão e informação

O Viola com Feijão, criado em 2013, objetiva realçar a cultura sertaneja com a ajuda da orquestra de violeiros Flor de Várzea. Foi lançado também o prato típico de Várzea Paulista – Tutu à Moda Várzea Paulista – com ingredientes da culinária brasileira tradicional. José Moreira explica que criou o quitute com o objetivo de usar a  culinária para compor a identidade cultural do município. 

Nos encontros, também se fazem releituras de programas de rádio e são fornecidos dados sobre serviços, obras e projetos da Prefeitura.

O evento é realizado em armazéns, bares e padarias onde há uma concentração grande de pessoas. Este ano, já estão agendadas 15 edições, uma em cada bairro. 

A próxima será no dia 7 de abril, bairro Cruz Alta, no Bar do Dito.

Tutu à Várzea Paulista

INGREDIENTES (Para 15 porções):

500 g de feijão carioca

250 g de lingüiça apimentada fina

250 g de lingüiça caipira (ou mista) fina

250 g de lingüiça calabresa (em cubos)

400 g de músculo de boi (em cubos)

400 g de panceta com pele

400 g de pernil (em cubos)

50 g de farinha de milho

01 maço de couve, picada fina

04 dentes alho picado

02 cebolas médias picadas

Sal a gosto

MODO DE FAZER:

1-Cozinhe o feijão até ficar bem macio; 2- Afervente as linguiças apimentada e caipira, em pouca água, até secar, corte em pedacinhos e adicione a linguiça calabresa, o alho, a cebola, frite tudo até dourar e reserve; 3- Cozinhe, separados, o músculo, a panceta e o  pernil até ficar no ponto;  4- Adicione ao feijão as carnes e as linguiças que foram refogadas, deixe ferver e mexa de vez em quando, depois coloque a couve e pulverize a farinha de milho aos poucos, somente para engrossar o caldo;   5- Sirva bem quente.

Sugestão de Acompanhamento: arroz e salada ou vinagrete.